Catálogo de produtos grátis: o que é e como montar | Nex

Procurando como fazer catálogo virtual gratuitamente? Confira neste texto o passo a passo de como montar um catálogo digital para alavancar suas vendas

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Vender online se tornou uma estratégia promissora para que os pequenos comerciantes pudessem retomar seus lucros e continuar vendendo nesse momento de distanciamento social.

O empreendedor tem sentido cada vez mais necessidade de estar presente no ambiente digital. Eu sei que esse tema pode causar certo receio por parecer uma tarefa difícil de se cumprir. Por isso, é necessário que você busque meios que simplifiquem esse processo.

Uma alternativa muito eficiente para simplificar sua operação de vendas na internet, é a elaboração de um Catálogo de Produtos Digital. Esse material é uma ótima estratégia de negócio, pois assim, seu público alvo pode ficar sabendo tudo o que você tem disponível no seu comércio. Além de poder ver fotos e informações valiosas sobre os seus produtos.

Pensando nisso, escrevi algumas dicas para mostrar como pode ser fácil montar um catálogo online grátis no Nex e deixá-lo atrativo para o seu consumidor.  

1. Organize seu catálogo dividindo seus produtos por categoria

Pense que as categorias são as prateleiras ou corredores da sua loja física. Da mesma forma que seu cliente gosta de ver todas as suas mercadorias organizadas dentro do seu negócio, ele também apreciará ter essa vivência online.

Se baseie na vasta experiência que você já tem em relação ao seu ponto comercial e em como você conhece seu cliente. Dessa maneira, você pode organizar os produtos de forma lógica e estratégica. Essa é uma forma de aproximar a experiência do seu cliente com a realidade e também simplificar suas compras. 

Na imagem abaixo, você pode ver um dos catálogos modelo do Nex para o segmento de vestuário. Clicando em "Todos os produtos", seu consumidor pode escolher entre ver tudo o que você tem disponível de uma vez ou separadamente, clicando no nome das categorias que mais o interessa.

Reprodução | Catálogo de Roupas e Acessórios do Nex

Lembre-se também que quando as mercadorias estão divididas por classe, elas ganham maior visibilidade no seu catálogo. Agora vamos ver como fazer isso usando o Nex.

Cadastro de Produtos no Nex

Para começar a usar o Catálogo Online do Nex, é necessário realizar o cadastro de produtos no programa. Esse é um dos primeiros passos para iniciar a gestão do seu comércio. E o melhor de tudo: é grátis.

Separei um tutorial da nossa Central de Ajuda, onde você pode ver detalhadamente como cadastrar suas mercadorias. Clique aqui para ler! Tenha em mente de fazer isso com calma e atenção. Preencha corretamente os dados dos seus produtos e seja claro na descrição de cada item.

Abaixo, você pode ver a tela de Cadastro de Produtos do Nex. Para começar a organizar seu Catálogo Online, crie categorias no campo destacado em vermelho.

Reprodução | Tela de Cadastro de Produtos do Nex

O Nex simplifica o cadastro para você! Quando você cria sua primeira categoria, o sistema já deixa essa opção gravada e basta selecioná-la, com apenas um clique, quando você for cadastrar o segundo item dessa mesma classe.

Ressaltamos a importância de ofertar em nosso catálogo online somente produtos em conformidade com a lei. É fundamental que você esteja ciente das regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e autoridades competentes, a fim de evitar quaisquer violações. A Nextar, como desenvolvedora do catálogo online, compromete-se a colaborar com a normas legais e, portanto, se reserva o direito de remover do ar páginas que estejam em desacordo com a legislação, garantindo a segurança e a conformidade de nossos serviços.

2. Invista na qualidade das imagens

Imagens visualmente atrativas são essenciais para cativar a atenção do seu público. Afinal, são as fotos dos seus produtos que geram o primeiro impacto. Lembre-se que as pessoas estão acostumadas a buscar identidades visuais antes mesmo de ler qualquer descrição.

Para quem trabalha com revenda de produtos é possível usar imagens originais desses itens, disponibilizadas pelas marcas distribuidoras. Mercados, por exemplo, realizam muito essa prática. As imagens podem ser facilmente encontradas na internet e os revendedores têm liberdade para usá-las. Veja um exemplo disso abaixo, no nosso catálogo modelo para o segmento de mercado.

Reprodução | Catálogo modelo para Mercado do Nex

Se você confecciona artesanalmente os seus próprios produtos, é essencial que você tire fotos originais para a divulgação. Assim você agrega mais valor ao seu catálogo e constrói um relacionamento de confiança e transparência com os seus clientes em potencial.

É comum vermos casos de pessoas que efetuam a compra pela internet e recebem algo completamente diferente em suas residências. Situações assim geram muita frustração, tanto para quem compra, quanto para quem vende. Sem contar a visibilidade negativa que isso pode causar para a loja.

Por isso, separei um vídeo muito bacana com dicas para quem quer tirar fotos de qualidade das suas mercadorias em casa, usando a câmera do celular. Clique aqui para assistir.

Como exemplo, também separei três catálogos de clientes do Nex que fizeram suas próprias fotos. Clique nos links abaixo para conferir.

Configuração das suas imagens no Catálogo Online do Nex

Para que suas imagens fiquem bem diagramadas no Catálogo Online do Nex, é recomendado o uso de fotos com formato JPG e com as seguintes dimensões: 900 x 900 px. 

Você pode usar editores de fotos online, como o I Love IMG, para cortar e redimensionar as suas imagens no tamanho adequado.

Se sua imagem for pequena, uma sugestão, é acrescentar bordas nas fotos. Assim sua imagem fica centralizada na publicação. Para isso, você pode usar o Canva, um software de design gráfico online e gratuito.

Veja abaixo como você pode facilmente adicionar fotos no cadastro de produtos do Nex para usar no seu catálogo.

  1. Clique na aba “Produtos”.
  2. Depois clique no ícone verde com um “+” no canto superior esquerdo da tela.
  3. Por fim, clique no quadrado com o ícone da câmera e escolha a foto desejada no seu computador.
Reprodução | Tela de Cadastro de Produtos do Nex

3. Objetividade na descrição

Escolha informações que sejam realmente relevantes para adicionar na descrição dos seus produtos. Isso evita que seu cliente se perca e encontre exatamente o que ele quer saber. É interessante tentar lembrar o que seu cliente costuma perguntar durante as suas compras. Com a sua experiência já é possível ter uma ideia do que escrever ou não.

Para uma loja de roupas, por exemplo, informações como tamanho, medidas, cor, comprimento, marca e tecido são muito importantes para a tomada de decisão do cliente. 

Você também pode buscar inspirações, realizando pesquisas em algumas lojas online já consolidadas no seu segmento de mercado e verificar o que elas oferecem na descrição dos seus produtos.

Outra dica é ficar de olho na gramática. Evite erros ortográficos e revise o que foi escrito antes de publicar o seu catálogo e divulgá-lo.

4. Atente-se aos preços dos seus produtos

Olhe atentamente todos os preços colocados em seus produtos e veja se estão corretos antes de divulgar o seu catálogo. Mesmo sendo muito fácil trocar esse tipo de informação no Cadastro de Produtos do Nex, isso evita qualquer tipo de constrangimento com o seu cliente por falta de atenção.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o vendedor é obrigado a cumprir com todas as informações contidas em qualquer meio de publicidade do seu negócio.

Leia abaixo o artigo 35º do Código de Defesa do Consumidor.

“Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

        I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

        II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

        III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.”

5. Trace uma estratégia de distribuição

Elaborar o seu Catálogo Online é o primeiro passo para começar sua operação de vendas online. Depois de ativado, você deve focar em como distribuí-lo para os seus clientes em potencial. 

Use as redes sociais do seu negócio para divulgar o link do seu catálogo. No Facebook, tem como fazer a divulgação no seu próprio Feed e também adicionar o link nas informações da sua página, deixando ela mais profissional ainda. Veja abaixo como fazer isso.

  1. Abra sua página comercial do Facebook  e clique em “Configurações”.
  2. Depois clique em clique em "editar" no campo “informações da empresa”.
  3. Por fim, insira o link do seu catálogo no campo destacado em vermelho.
Reprodução | Tela de Configurações do Facebook Business


Você também pode inserir o link na sua biografia do Instagram. Assim como fazem nossos clientes, veja abaixo.

Outra opção é adicionar o link do seu catálogo na sua conta comercial no WhatsApp Business. Clique aqui para saber mais sobre isso! E se você quiser fazer isso no seu cadastro do Perfil da empresa no Google, também é possível. Veja como fazer isso no nosso tutorial “Como colocar seu comércio no Google, sem pagar nada”.

Para quem quer aprender mais sobre como vender usando as redes sociais, não deixe de conferir nosso Manual Prático de Vendas pelas Redes Sociais para Pequenos Negócios.

6. Receba Pedidos Online com o Nex

Agora, o Catálogo de Produtos do Nex conta com o recurso de pedidos online! Você não precisa pagar altas taxas de comissão ou pela hospedagem de um site, se deseja vender pela internet. Com o Nex, o cliente escolhe os produtos do catálogo, realiza o pedido, e as condições de pagamento e entrega são combinadas via Whatsapp!

É tudo simples e prático, e as confirmações dos pedidos já entram automaticamente no sistema do Nex e são também enviadas ao e-mail do consumidor. Clique aqui para ficar por dentro dessa novidade.

Aqui no Blog, nós já falamos bastante sobre Whatsapp no comércio e a importância de um bom atendimento. Confira:

- Como usar o Whatsapp no seu comércio.

- WhatsApp Business - Aplicativo para pequenas empresas

- O que um bom atendimento pode fazer pela sua loja?

Espero que essas dicas te ajudem a criar seu Catálogo Online de Produtos no Nex. Lembrando que esse é recurso totalmente gratuito do Nex, criado para ajudar os pequenos empreendedores a continuarem vendendo na quarentena. ❤️

Se você já é cliente do Nex, clique aqui para aprender a ativar esse recurso no seu sistema.

Caso você tenha qualquer outra dúvida ou sugestão de tema para o Blog do Nex, estou totalmente disponível por aqui para te auxiliar. Deixe seu comentário abaixo ou mande uma mensagem na nossa Página no Facebook, clicando aqui

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Tawane Muniz

Oi, meu nome é Tawane! Você vai me ver por aqui escrevendo conteúdos para te ajudar a simplificar a gestão do seu negócio!

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se