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Coronavírus

Coronavírus: Como vender pelas Redes Sociais e driblar a crise

Quer aprender como vender pela internet através das redes sociais? Leia o texto abaixo e veja como é simples ter um e-commerce!

O aumento acelerado de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus fez com que o Governo Federal tomasse medidas necessárias de isolamento como forma de desacelerar o contágio.

Pequenos comércios acostumados a vender em seus pontos físicos tem sido o foco quando se fala dos principais empreendimentos a sofrerem quedas abruptas no faturamento. Segundo o Sebrae, 89% das micros e pequenas empresas se enquadram neste cenário e 36% dos empreendedores disseram que terão que fechar seus comércios permanentemente em 1 mês se as restrições provenientes da quarentena devido o COVID-19 permanecerem por mais tempo.

Em frente a esta situação, as vendas online tem sido uma solução para muitos pequenos comerciantes tentarem manter suas vendas e sair desta crise. Segundo uma pesquisa realizado pela empresa, Compre e Confie, considerada referência em inteligência de mercado que monitora vendas de mais de 80% do varejo digital brasileiro, houve um aumento de 30,5% no número de pedidos feitos pela internet de Fevereiro 2020 a Março de 2020.

Gráfico gerado pelo Blog Compre e Confie

Por isso, preparamos um Manual Prático de Vendas pelas Redes Sociais para Pequenos Negócios. Afinal, montar um e-commerce de um dia para o outro não é fácil como andam dizendo por aí, mas também não precisa ser indecifrável. A tecnologia nunca foi tão requisitada como nos dias de hoje e devemos usá-la ao nosso favor. 

Vamos lá?

Mas antes, uma pequena aula sobre Marketing Digital

Difícil falar sobre vendas e não falar sobre marketing, já que os dois termos estão intrinsecamente ligados. Afinal, fazer marketing é traçar a estratégia que está por trás das vendas e quando bem planejada, você certamente terá sucesso e verá isto no seu faturamento.

E o marketing digital nada mais é do que realizar esta estratégia por meios digitais, como internet e telefonia celular, com a intenção de impulsionar uma marca, produtos, serviços ou negócios. 

Jornada do Consumidor online

A grande vantagem de vender pela internet é que você tem o poder de exceder as barreiras de localização e atingir um público que antes você não tinha como atingir no seu bairro. Mas para isso, você precisa entender de forma simplificada qual é o comportamento do consumidor na internet para estar sempre um passo à frente.

  1. Reconhecimento do Problema

Nesta etapa, o consumidor procurar absorver uma falta ou uma privação de algo físico ou psicológico, formando uma percepção de que é necessário comprar algo para voltar ao seu estado normal de conforto. 

Para abordar esta etapa, você deve focar em tentar gerar interesse no seu cliente. Para isso, trabalhe para que as páginas do seu negócio nas Redes Sociais fiquem atrativas, sem poluição visual, com fotos de produtos de qualidade e organizadas. Não se esqueça de fazer descrições detalhadas dos produtos! 

  1. Busca de informação

Nesta fase, o consumidor já reconheceu que tem um problema e está realizando pesquisas para poder solucioná-lo. Aqui é importante que tudo o que foi sugerido na etapa anterior esteja muito bem elaborado, porque a pessoa fará busca na internet usando palavras específicas e se seu cadastro e descrição estiver bem elaborado, seus produtos aparecerão nas pesquisas. 

  1. Avaliação de alternativas

Aqui seus potenciais clientes se apoiarão nos pontos fortes e fracos dos produtos e serviços disponíveis e irão decidir, por fim, onde realizarão suas compras de acordo com a sua realidade. Por isso, atente-se em se destacar dos seus concorrentes. Entre nas páginas das lojas que oferecem os mesmos produtos que você e procure oferecer alternativas melhores, expondo as vantagens de comprar no seu comércio. Você pode fazer isso de forma simples: planejando promoções, divulgando o seu serviço de entrega, seus meios de pagamento, seu cartão fidelidade, brindes e mais.

  1. Compra

Chegou o momento tão esperado e seu cliente decidiu comprar com você. Faça com que ele não se arrependa e descomplique tudo o que for possível. Aqui a comunicação deve ser o foco, seu cliente deve ser bem atendido e direcionado. Separe seu pedido, prepare a embalagem, combine o pagamento e a entrega e conquiste o sucesso!

  1. Experiência pós-compra

A experiência de pós-compra possibilitará ao consumidor confirmar se a decisão que ele fez foi acertada, avaliando seu produto ou serviço. Se ele estiver satisfeito, voltará a comprar da sua loja. Aqui é onde se concretiza a fidelização do seu cliente. 

Uma sugestão é mandar uma mensagem para o seu cliente e perguntar se tudo chegou conforme o esperado e se ele está satisfeito. É importante que você mantenha sua cabeça aberta e esteja consciente que você pode receber respostas negativas. Tenha em mente que as críticas podem se tornar oportunidades de melhoria. A forma como você recebe os feedbacks do seus clientes é muito importante pois além de você demonstrar cuidado para com todos, você também consegue entender se o seu planejamento está funcionando ou não, pensando sempre no seu aperfeiçoamento.

Vamos conhecer as melhores Redes Sociais para você vender atualmente?

Google Meu Negócio

Você precisa aumentar sua presença online e isto significa aparecer nas pesquisas! Por esta razão, cadastre sua loja no Google e faça com que as pessoas te encontrem com mais facilidade. Já ensinamos passo a passo como colocar seu comércio no Google, sem pagar nada.

Neste momento, é importante registrar no campo do horário de atendimento se a loja física estará fechada temporariamente. Aproveite para atualizar seu cadastro e colocar todas as Páginas do seu empreendimento no cadastro: Facebook, Instagram, número do Whatsapp Business e todas as ferramentas que você usa para atendimento. Assim, as pessoas que ainda não te acompanham nas Redes Sociais, podem chegar até elas e entrar em contato com você.

Outra possibilidade é usar a própria ferramenta do Google Meu Negócio para mensagens. Quando você ativa este recurso, seus clientes podem clicar em “Mensagem” na sua ficha de cadastro e poderão interagir com você.

Ativando as mensagens

  1. Abra o aplicativo do Google Meu negócio no seu celular ou tablet Android. Caso você tenha vários locais, abra aquele que gostaria de gerenciar.
  2. Para ativar, siga estes passos: toque em “Clientes”, depois em “Mensagens” e por fim em “Ativar”;
  3. Depois de habilitar as mensagens, volte para a aba “Clientes” e clique em “Mensagens” se quiser ver todas as interações em ordem cronológica;
  4. Para desativar: toque em “Mais”, depois em “Configurações” e por fim em “Mensagens”. Em seguida, desabilite a opção Ativar mensagens.Você pode ativar o recurso novamente quando quiser.

Usando o Facebook e o Instagram para vender

Você sabia que o Brasil é o terceiro país com mais usuários usando o Facebook e o Instagram com cerca de 130 milhões de contas ativas na primeira rede e 77 milhões na segunda? Perdemos apenas para Índia e Estados Unidos em ambas as redes sociais.

Se você ainda não tem uma página no Facebook e Instagram, não se aflija. Já escrevemos 3 dicas básicas para você criar e começar a escrever em sua fan page. E para você ver como é fácil criar uma conta no Instagram, criamos o eBook: Redes Sociais para o Comércio focado em Instagram para te auxiliar! Clique aqui para ler.

Agora vamos passar algumas dicas para você começar a vender por estas redes hoje.

Produza conteúdo sobre a sua marca

Aposto que em suas pesquisas pela Internet relacionadas com marketing digital ou vendas online, você já ouviu a frase: produza conteúdo. Justamente porque ela é a base para você gerar engajamento com seus potenciais clientes. O melhor de tudo é que quando se trata de comércios, gerar conteúdo não é tão difícil assim, já que um produto novo, uma promoção, um cupom de desconto e até o anúncio de um novo delivery já é conteúdo para o seu público.

Por isso, poste todas as novidades em relação a sua loja. Se você está atendendo agora só pelas redes sociais e recebendo pedidos pelo Whatsapp, por exemplo, faça uma postagem informando seus clientes sobre seu horário de atendimento e telefone para contato. Sabe aquele estoque parado que você quer vender? Tire fotos nítidas e bonitas dos seus produtos, poste nas redes sociais com tudo o que seu público precisa saber sobre o item. Você também pode produzir pequenos vídeos falando sobre o produto e até explicando como usar. Começou a entregar por um aplicativo de delivery? Poste sobre isso também e dê um passo a passo de como eles podem te achar por lá. Quanto mais detalhes você fornecer, melhor. 

Ensinamos como produzir imagens bacanas e se destacar nas redes sociais, confira clicando aqui

Se você trabalha com serviços, busque por temas de conteúdos que resolvam as dores do seu público alvo. Por exemplo, se você tem uma clínica odontológica que oferece convênio dental, você pode criar conteúdos relacionados à doenças bucais e assim possibilitar a resolução do problema de seu público.

O importante é estar presente e alimentar a rede com informações importantes e relevantes sobre o seu negócio e que gerem valor aos seus potenciais clientes, fazendo com que eles sempre se lembrem porque seus serviços e mercadorias são tão boas e porque comprar de você é uma vantagem. 


Planejamento de conteúdo

Antes de começar a fazer postagens desenfreadamente nas suas páginas, vamos aprender a planejar o seu conteúdo e traçar uma estratégia de vendas?

O coração do seu e-commerce deve focar em oferecer a melhor experiência possível para os seus clientes. Já escrevemos sobre como construir uma boa experiência de compra nos seus canais de divulgação, clique aqui, para conferir nossas dicas.

Etapas do seu planejamento

1. Pense em que objetivo você quer alcançar com cada postagem e estabeleça uma frequência de produção de conteúdo. Seu objetivo pode variar, podendo abranger tanto vendas como fidelização de clientes a sua marca.

2. Use ao seu favor a vantagem de você já conhecer o perfil do seu público alvo pelas suas lojas físicas. Quando você for decidir como vai se comunicar e o que vai divulgar nas suas redes, pense no gosto e características destas pessoas. Publique postagens que conversem com elas e que você sabe que chamará sua atenção.

3. Defina sua estratégia de venda. Você pode usar as Redes Sociais na etapa de divulgação e o Whatsapp Business na etapa de comunicação com o cliente e fechamento de compra, por exemplo. Este tipo de planejamento faz com que você tenha uma padronização no seu atendimento e deixe claro para os seus potenciais clientes o que ele deve fazer para comprar com você. Além de tornar o atendimento mais personalizado.

Vantagens do uso do  Whatsapp Business para vender

  • O atendimento pode ser realizado de forma rápida e eficiente; 
  • Você pode fazer um grupo com os seus clientes (com a permissão deles) para mandar promoções, descontos, fotos de novos produtos e outras novidades;
  • Você pode criar uma lista de transmissão (lista de envio em massa) com clientes selecionados e enviar uma mensagem personalizada sobre o seu comércio a fim de divulgar algo sobre a sua loja. Ao criar uma lista de transmissão, cada pessoa receberá a mensagem individualmente, otimizando seu processo de comunicação;
  • Você tem a vantagem de mandar áudio para explicar sobre algum serviço, uso de um produto ou qualquer outra dúvida que seu cliente possa ter. Porém, tenha cautela antes de usar este recurso: busque a permissão do seu cliente antes de mandar um áudio, pois muitas pessoas podem considerar isto muito pessoal. O mesmo se aplica ao recurso de ligação.

Lembre-se de realizar um planejamento, como explicamos anteriormente, dos conteúdos que serão enviados por esta rede também. Não saia disparando mensagens, fotos e áudios sem ter uma estratégia e objetivo a ser atingido.

Já ensinamos como se cadastrar no Whatsapp Business e como usá-lo, aqui no Blog. Confira tudo isso clicando nos links abaixo:

  1. Como usar o WhatsApp no seu comércio
  2. WhatsApp Business - Aplicativo para pequenas empresas

Escolha a Rede Social certa para o seu negócio

Há quem diga que quanto mais, melhor. Mas você deve ter cuidado quanto a isso. Escolha as redes sociais de acordo com o seu público. Faça uma pesquisa de mercado rápida e veja onde eles estão inseridos. Não adianta criar um Instagram, por exemplo, se seu público usa mais o Facebook. O importante é estar presente de forma saudável, sempre produzindo conteúdo de qualidade e fazendo uma boa gestão da sua presença online.

Espero que este manual ajude você a começar a vender usando os canais digitais citados no texto. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui no blog ou entre em contato pelas nossas redes sociais: Instagram ou Facebook.

Tawane

Oi, meu nome é Tawane Muniz! Você vai me ver por aqui escrevendo conteúdos para te ajudar a simplificar a gestão do seu negócio. Fique ligado!

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