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Financeiro / Gestão

Como motivar o funcionário mais importante de sua equipe

A ideia para o texto dessa semana começou pensando em como o dono de um pequeno comércio pode motivar sua equipe. Afinal, todo comércio tem como diferencial, o atendimento.

Mas pesquisando e me colocando no lugar de você, dono de um pequeno negócio, percebi que o funcionário mais importante e decisivo em sua equipe é você mesmo. Primeiro porque é comum que empreendedores iniciem no comércio desempenhando todas as funções: você é o cozinheiro, o comprador, o garçom, o caixa e o gerente (usando como exemplo, um restaurante). E ainda tem que pensar em como pode melhorar seu negócio, crescer, aumentar as vendas, enfim, prosperar.

O segundo fator está totalmente ligado ao primeiro: você é quem vive o dia a dia de seu comércio, por isso, você é e será sempre a pessoa que mais conhece seu negócio e que mais sabe o porquê ele foi criado.

E esses são dois pontos fundamentais para nossa conversa.

Seja, além de dono, um gestor

Antes de ser viável contratar um funcionário, procure pensar em seu trabalho em setores. Como faria um gestor. Pense na divisão de funções que citei no início. Quantas e quais são as funções existentes no seu negócio? Pense como em cada função você precisa agir de uma forma. No caixa sua total atenção é para a cobrança correta, o troco e o fechamento do caixa. Mas como garçom, além de anotar o pedido corretamente, você também precisa desenvolver seu lado mais comunicativo, simpático e envolvente com seu cliente. Na cozinha, bem, é melhor que você seja um bom cozinheiro, afinal, se esse é seu segmento e você é seu único funcionário, o cardápio é vital.

Pensando dessa forma desde o início, você estará se preparando para, no futuro, saber contratar as pessoas certas para cada função.

Autoconhecimento é tudo nesse momento. Preste atenção não só onde você é melhor, mas onde você sente que precisa aprender mais ou até admitir que não desempenharia aquela função se pudesse escolher. Assim, você vai sentir quando um candidato, mesmo que deseje muito aquela vaga, não seja o mais indicado para aquela função.

Seja, além de gestor, um líder

Agora que você já exercitou e entendeu o papel de cada função em sua empresa, é hora do próximo passo: a contratação. É nesse momento que você deixa de ser apenas dono para tornar-se efetivamente um gestor. Defina que tipo de gestor você pretende ser e empenhe-se para não ser visto como o “dono” e sim, como o líder.

Não estou dizendo que seus funcionários não saberão que é você o dono daquele negócio. Mas seu papel como líder nesse momento é mostrar o porquê da existência de seu comércio, seus objetivos e onde quer chegar.

O próximo passo é deixar claro ao candidato a importância dele para que a empresa atinja esses objetivos e represente essa filosofia da empresa. Assim, ele já entra mais motivado, sentindo-se como parte de uma equipe mesmo que comece pequena, com um líder e um colaborador. Acredite, funcionário motivado atende melhor, e numa época em que a concorrência é tão grande, o que vai fazer seu cliente escolher sua loja e não a vizinha é o atendimento.

Colocando em prática sua função de líder

É hora de desapegar de suas funções operacionais e deixar que o funcionário desempenhe suas tarefas com relativa liberdade.

Se você contratou um garçom, por exemplo, procure não interferir no trabalho de seu funcionário, no meio de um atendimento. Observe, veja como ele pode melhorar e resolva isso conversando e até treinando formas de atendimento baseados em sua própria experiência quando desempenhava essa função.

E ouça o que ele pensa sobre isso. Dê espaço para que ele exponha as próprias ideias. Se um funcionário está envolvido a ponto de pensar em como melhorar o próprio desempenho, então você conseguiu agir como um líder. E sabe o resultado disso? Melhor atendimento e mais chances do cliente retornar.

Além de dar liberdade de desenvolvimento aos funcionários é preciso desapegar das funções operacionais para pensar no seu negócio de forma geral, definindo como e onde quer chegar. Se você ficar envolvido em conferir seu estoque, por exemplo, não sobra tempo nem energia para pensar no que vai manter seu comércio ativo e prosperando.

Eu sei que é difícil, afinal você viveu intensamente seu negócio desde o início. Mas o desapego, o hábito e o exercício de demandar funções só vai trazer benefícios.

Como motivar sua equipe

Agora que você já exercitou um pouco seu autoconhecimento e entendeu qual sua função como líder de sua equipe, continue a leitura sobre o assunto com o texto publicado aqui do blog do Programa Nex mesmo, há alguns meses: “6 dicas simples para motivar a sua equipe”.

Coloque em prática o quanto antes esse exercício de pensar em você como o funcionário mais importante de seu negócio: o líder de equipe. E usufrua dos resultados. Até você vai se sentir mais motivado!

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

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