Gestão de estoque para não perder vendas

Aprenda como definir seu estoque mínimo e máximo para garantir um controle de estoque eficiente na sua empresa e evitar perdas financeiras.

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Um dos fatores responsáveis pelo sucesso de seu comércio é a gestão correta de seu estoque. E um dos elementos mais importantes de gestão é a definição de estoque mínimo (estoque de segurança) e máximo.

Você deve saber que estoque mínimo é a quantidade mínima de produtos para que ele não falte. Consequentemente, o estoque máximo é a quantidade máxima de um determinado produto para que não ocorra perda por vencimento de validade ou ocorra o terror dos comerciantes: produto encalhado.

Mas como definir essas quantidades? Neste post, vamos falar de alguns fatores que podem definir esses dois limites de estoque: mínimo e máximo. Além desses fatores, vamos listar quais os recursos do Nex que irão te auxiliar nessa tarefa.

Como definir estoque Mínimo e Máximo

Se a demanda for estável, ou seja, se a venda de determinado produto não varia muito, fica mais simples calcular seu estoque mínimo. Por exemplo, produtos que não dependem de sazonalidade, como pó de café, o comum é que você venda um número que não varia muito semanalmente.

Sabendo essa média de venda e qual o tempo necessário entre pedido e entrega, está definido seu estoque mínimo e, portanto, o momento de realizar o pedido. Por exemplo, se a entrega é de um dia para o outro e a quantidade que você vende em um dia é de 5 unidades, é seguro que o estoque mínimo seja de 10 unidades. Assim, você garante a venda do dia em que realiza o pedido e o dia da entrega.

Neste caso, uma previsão de estoque máximo pode ser a quantidade de venda em uma semana mais um percentual de segurança. Tomando como exemplo ainda a venda diária de 5 unidades, o estoque máximo e, portanto, a quantidade do pedido, deve ser de 5 unidades x 7, totalizando 35 unidades de estoque máximo.

Isso vai garantir que este produto com venda mais estável não falte, mas também não ocupe muito espaço em seu estoque.

Mas se a demanda pelo produto for variável, ou seja, numa semana ele vende 10 unidades, em outra 5 e na próxima 20, então você precisa ter um estoque máximo maior para não ser pego de surpresa nesse mês em que a demanda foi por 20, por exemplo. Ao mesmo tempo, não precisa comprar sempre 5 ou 20 unidades. Neste caso, para definição de estoque mínimo, analise qual foi a menor quantidade vendida deste produto no prazo entre uma compra e outra. Por exemplo, gere um relatório de venda deste produto para as últimas 3 semanas, um relatório de venda para cada semana e não um acumulado. Identifique a quantidade mínima vendida entre essas três semanas e aí está seu estoque mínimo de segurança.

Para encontrar a quantidade de estoque máximo, não é necessário definir conforme a maior quantidade vendida numa semana. Neste caso, defina como estoque máximo o valor entre a menor e a maior quantidade vendida. Tomando o exemplo acima como base, o resultado seria 10 unidades.

Todas essas definições são uma base e podem sofrer mudanças diárias. Por exemplo se você vende sorvetes e o temperatura baixou repentinamente, as vendas são diretamente atingidas e, portanto, os números deverão ser revistos.

Escolha bons fornecedores

Outro fator que define essas quantidades são os prazos de entrega. E isso depende diretamente da escolha de seu fornecedor. Nem sempre o que oferece menor preço é o melhor. É preciso um equilíbrio entre custo, prazo de entrega confiável e prazo de pagamento.

Se um fornecedor oferece um desconto atraente, mas não cumpre o prazo de entrega, isso vai afetar diretamente seu faturamento porque o atraso vai ocasionar a perda de venda. Neste caso, aquele desconto não adiantou nada. Estoque é dinheiro e precisa ter giro.

Atenção aos produtos perecíveis com prazo menor de validade

É importante que o prazo de validade de determinado produto seja considerado com atenção na definição de estoque máximo. Nesses casos, a quantidade de estoque mínimo e máximo serão bem aproximadas para que não ocorra a perda de produtos. E, é claro, atenção ao fornecedor que realiza a entrega ágil e sempre dentro do prazo.

Todas essas definições dependem de fatores variáveis e, por isso, devem ser revistas com frequência. Umas das fontes para escrever este post foi o artigo do consultor Daniel Godoy. Vale a pena a leitura para ter uma visão mais ampla da importância da gestão de estoque máximo e mínimo em seu comércio. Para ler o artigo, clique aqui.

No Nex, você pode acompanhar quais os produtos estão com estoque baixo clicando em “produtos” e selecionando “Exibir: estoque abaixo do mínimo” na barra superior. Esta opção vai informar quais são esses produtos, o fornecedor e a quantidade de estoque máximo. Com essas informações em mãos, é só entrar em contato com o fornecedor e realizar o pedido.

As quantidades de estoque máximo e mínimo são realizadas no cadastro do produto.

E como informação nunca é demais, acesse nossa seção do blog especialmente focada em gestão e controle de estoque.

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Equipe Nex

Olá, somos a equipe Nex e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se