Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Estoque

Gestão de estoque para não perder vendas

Um dos fatores responsáveis pelo sucesso de seu comércio é a gestão correta de seu estoque. E um dos elementos mais importantes de gestão é a definição de estoque mínimo (estoque de segurança) e máximo.

Você deve saber que estoque mínimo é a quantidade mínima de produtos para que ele não falte. Consequentemente, o estoque máximo é a quantidade máxima de um determinado produto para que não ocorra perda por vencimento de validade ou ocorra o terror dos comerciantes: produto encalhado.

Mas como definir essas quantidades? Neste post, vamos falar de alguns fatores que podem definir esses dois limites de estoque: mínimo e máximo. Além desses fatores, vamos listar quais os recursos do Programa NEX que irão te auxiliar nessa tarefa.

Como definir estoque Mínimo e Máximo

Se a demanda for estável, ou seja, se a venda de determinado produto não varia muito, fica mais simples calcular seu estoque mínimo. Por exemplo, produtos que não dependem de sazonalidade, como pó de café, o comum é que você venda um número que não varia muito semanalmente.

Sabendo essa média de venda e qual o tempo necessário entre pedido e entrega, está definido seu estoque mínimo e, portanto, o momento de realizar o pedido. Por exemplo, se a entrega é de um dia para o outro e a quantidade que você vende em um dia é de 5 unidades, é seguro que o estoque mínimo seja de 10 unidades. Assim, você garante a venda do dia em que realiza o pedido e o dia da entrega.

Neste caso, uma previsão de estoque máximo pode ser a quantidade de venda em uma semana mais um percentual de segurança. Tomando como exemplo ainda a venda diária de 5 unidades, o estoque máximo e, portanto, a quantidade do pedido, deve ser de 5 unidades x 7, totalizando 35 unidades de estoque máximo.

Isso vai garantir que este produto com venda mais estável não falte, mas também não ocupe muito espaço em seu estoque.

Mas se a demanda pelo produto for variável, ou seja, numa semana ele vende 10 unidades, em outra 5 e na próxima 20, então você precisa ter um estoque máximo maior para não ser pego de surpresa nesse mês em que a demanda foi por 20, por exemplo. Ao mesmo tempo, não precisa comprar sempre 5 ou 20 unidades. Neste caso, para definição de estoque mínimo, analise qual foi a menor quantidade vendida deste produto no prazo entre uma compra e outra. Por exemplo, gere um relatório de venda deste produto para as últimas 3 semanas, um relatório de venda para cada semana e não um acumulado. Identifique a quantidade mínima vendida entre essas três semanas e aí está seu estoque mínimo de segurança.

Para encontrar a quantidade de estoque máximo, não é necessário definir conforme a maior quantidade vendida numa semana. Neste caso, defina como estoque máximo o valor entre a menor e a maior quantidade vendida. Tomando o exemplo acima como base, o resultado seria 10 unidades.

Todas essas definições são uma base e podem sofrer mudanças diárias. Por exemplo se você vende sorvetes e o temperatura baixou repentinamente, as vendas são diretamente atingidas e, portanto, os números deverão ser revistos.

Escolha bons fornecedores

Outro fator que define essas quantidades são os prazos de entrega. E isso depende diretamente da escolha de seu fornecedor. Nem sempre o que oferece menor preço é o melhor. É preciso um equilíbrio entre custo, prazo de entrega confiável e prazo de pagamento.

Se um fornecedor oferece um desconto atraente, mas não cumpre o prazo de entrega, isso vai afetar diretamente seu faturamento porque o atraso vai ocasionar a perda de venda. Neste caso, aquele desconto não adiantou nada. Estoque é dinheiro e precisa ter giro.

Atenção aos produtos perecíveis com prazo menor de validade

É importante que o prazo de validade de determinado produto seja considerado com atenção na definição de estoque máximo. Nesses casos, a quantidade de estoque mínimo e máximo serão bem aproximadas para que não ocorra a perda de produtos. E, é claro, atenção ao fornecedor que realiza a entrega ágil e sempre dentro do prazo.

Todas essas definições dependem de fatores variáveis e, por isso, devem ser revistas com frequência. Umas das fontes para escrever este post foi o artigo do consultor Daniel Godoy. Vale a pena a leitura para ter uma visão mais ampla da importância da gestão de estoque máximo e mínimo em seu comércio. Para ler o artigo, clique aqui.

No Programa NEX, você pode acompanhar quais os produtos estão com estoque baixo clicando em “produtos” e selecionando “Exibir: estoque abaixo do mínimo” na barra superior. Esta opção vai informar quais são esses produtos, o fornecedor e a quantidade de estoque máximo. Com essas informações em mãos, é só entrar em contato com o fornecedor e realizar o pedido.

As quantidades de estoque máximo e mínimo são realizadas no cadastro do produto.

E como informação nunca é demais, acesse nossa seção do blog especialmente focada em gestão e controle de estoque.

Equipe NEX

Olá, somos a equipe NEX e estamos aqui para ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio. Semanalmente traremos conteúdos relevantes para você, dono de um pequeno comércio que sonha grande. Cadastre-se aqui no nosso site para receber todas as nossas atualizações!

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Estoque"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 46 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial grátis e completo para sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas e fluxo de caixa, emitir Nota Fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores e muito mais!

Baixe agora mesmo. É grátis!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre a indústria do comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software