Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Marketing

Como aumentar o faturamento de seu minimercado

Quer saber como fazer seu minimercado um campeão de vendas? Neste post eu conto tudo o que já pesquisei sobre o assunto e ainda acrescento dicas do Mercado Modelo da Feira do Empreendedor SP.

A cada dia surgem mais minimercados espalhados pelos bairros das grandes e pequenas cidades. Esse fator está ligado aos novos hábitos de consumo. Hoje preferimos comprar em pequenas quantidades, produtos frescos e procuramos por facilidade e comodidade. E isso, só os minimercados podem oferecer.

Este texto é mais um conteúdo que trago da Feira do Empreendedor SP de 2017. O “Minimercado de Sucesso” foi outro segmento representado em um cenário que imitou negócios reais. Uma boa forma de enxergar em que ponto seu comércio está e onde você quer chegar.

Vou contar tudo que vi e li sobre o assunto na Feira e acrescentar outras informações de pesquisas anteriores. Vamos lá?

Você está perto de seu cliente?

É essencial que você esteja localizado em um bairro residencial com grande fluxo de moradores. É perto de casa que realizamos essas compras mais emergenciais. Mas há outras formas de estar perto de seu cliente.

Crie outros canais de venda, como grupos no WhatsApp, venda por telefone e até pelo Facebook. Esses canais podem aproximar ainda mais seu cliente. Divulgue com clareza no próprio caixa, verbalmente e em cartazes espalhados pelo Minimercado. É bacana informar esses outros canais de venda também em sua fachada. Não precisa ser nada muito exagerado, coloque junto às informações de horário de funcionamento e formas de pagamento aceitas, por exemplo.

Treine sua equipe para oferecer um atendimento de excelência

Acredite, atender bem o cliente traz muito resultado. Fideliza de forma eficiente e eleva o nível de seu comércio. Além desses motivos, há ainda o fator de que esse é o tipo de comércio em que se está muito próximo do consumidor. Algo que os grandes nunca alcançarão. Então, aproveite essa oportunidade de ouro e ofereça o melhor atendimento possível.

O primeiro passo para que esse atendimento seja, no mínimo, satisfatório, é fazer com que qualquer funcionário seja capaz de responder dúvidas sobre os produtos ou que, ao menos, indiquem alguém que possa respondê-las com rapidez.

Hoje em dia não é difícil encontrar cursos online, gratuitos ou pagos, sobre o tema. Procure se informar e incentive seus funcionários a fazerem o mesmo. Outra forma de investir nesse atendimento qualificado é a parceria com revendedores. Eles podem treinar seus funcionários para a venda de determinado produto e até patrocinar cursos de atendimento. O faturamento dos grandes revendedores com os minimercados tem aumentado muito e eles estão de olho nesse segmento. Aproveite a importância de seu comércio para propor essa parceria.

Comunicação visual

Não descuide da comunicação visual de seu minimercado. Uma fachada bonita, com uma boa logomarca e o cuidado com o layout interno do mercado, farão toda a diferença. Isso implica em utilizar gôndolas bem distribuídas e iluminar muito bem o interior de sua loja.

Sinalize seus setores de forma clara. Por exemplo, se o cliente está procurando o açougue que está do lado oposto, a sinalização deve estar escrita em letras grandes e num local alto, próximo ao teto, de forma que seja visível de qualquer ponto.

O minimercado modelo da Feira do Empreendedor exemplificou bem como deve ser a sinalização de setores.

Distribuir cartazes e banners de pessoas felizes fazendo compras é uma das dicas do SEBRAE, para levar ao cliente uma sensação positiva.

Mesmo com atendentes atenciosos, os produtos devem estar visíveis, eliminando aquela sensação de estar perdido entre as gôndolas. Isso vai comunicar que seu comércio é organizado e ágil. Não se esqueça, os preços também devem estar em locais de fácil visualização e  próximos do produto, claro. Para isso, utilize etiquetas de identificação nas gôndolas. Leia sobre a importância e o uso correto de etiquetas neste link.

Outro fator essencial, ligado à comunicação visual, é a limpeza e conservação. Não descuide jamais da limpeza e mantenha um mobiliário bonito, sem prateleiras quebradas ou mal pintadas. Realize desinsetizações periodicamente para prevenir pragas e insetos. Uma só barata, aquele pequeno animalzinho tão assustador, pode implicar em perda de muitos clientes de forma definitiva e ainda gerar comentários negativos.

Como colocar em prática o Marketing de Relacionamento

Se você tem uma boa relação com seu cliente, o marketing de relacionamento provavelmente é algo que você realiza naturalmente. Nada mais é do que manter contato, tornar-se próximo e oferecer soluções baseado no que você conhece das necessidades de seu cliente.

Tudo começa na atenção e na simpatia! Mas você pode se diferenciar ainda mais de seus concorrentes criando um programa de fidelidade. Mantenha um bom cadastro de seus clientes. Dessa forma, é possível vincular vendas, manter informações de contato atualizadas e criar ações promocionais.

Feito o cadastro, é hora de pensar em um sistema de pontos que ofereça benefícios aos seus clientes mais fiéis. Saiba como criar um sistema de fidelização utilizando o Programa NEX, neste link.

Mantenha um bom mix de produtos

Não é simples criar um mix de produtos (conjunto de itens para atender a diferentes consumidores) que atenda aos minimercados de forma geral. Isso porque você precisa definir bem o que seus clientes desejam. É necessária uma boa pesquisa para conhecer os hábitos e necessidades das pessoas que residem próximas ao seu mercado. Vou passar aqui as informações às quais tive acesso no “Minimercado modelo” e que podem ajudar nessa definição do mix de produtos.

É importante manter uma boa variedade de produtos básicos e agregar outros que atendam bem ao público que mais compra em seu mercado. Segundo a cartilha sobre o setor do SEBRAE: “Alguns estudos demonstram que os itens mais consumidos nas lojas, além do básico, são os produtos lácteos, os doces, os salgados, os lanches e os produtos de higiene, como xampu, papel higiênico e sabonete.”

E há ainda os produtos âncora, como o pão francês, que faz o consumidor ir ao menos uma vez por dia em seu mercado. Capriche num produto de qualidade para que seu cliente realmente escolha entrar no seu mercado e não no concorrente. Um bom pão francês aliado à  todas as ações citadas anteriormente neste texto, vai aumentar muito seu ticket médio, ou seja, o que cada cliente gasta em média, quando entra em seu comércio.

Como expor os produtos

A disposição dos produtos também pode ser determinante. O pãozinho deve estar nos fundos da loja, dessa forma seu cliente vai passar por várias seções até chegar na padaria. É nesse trajeto que devem estar os produtos de compra agregada como frios, por exemplo.

Aproveite bem as pontas de gôndolas, onde os produtos ficam em destaque, para colocar produtos promocionais, lançamentos,  aqueles itens com prazo de vencimento próximo e que você vai colocar em promoção.

Outra dica bacana é colocar os produtos infantis na parte mais baixa da prateleira, destacando aqueles com maior apelo visual. E, em contrapartida, deixar produtos de limpeza ou químicos, nas prateleiras mais altas.

Cuide bem de seu hortifruti. Ele é um diferencial e pode ser uma boa forma de aumentar seu faturamento. Eu escrevi um post especialmente sobre esse assunto que vale a pena dar uma lida: “6 dicas para vender frutas, verduras e montar um hortifruti”.

E não deixe de utilizar um sistema automatizado de gestão como o Programa NEX. Que oferece controle de estoque, cadastro de clientes e fornecedores, emissor de Cupom Fiscal Eletrônico (NFC-e) e muitas outras funcionalidades.

Quer fica ainda mais fera no assunto? Separei alguns links que o SEBRAE divulgou na Feira do Empreendedor:

Agora chega de texto porque você tem muito a fazer para aumentar ainda mais suas vendas!

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Marketing / Vendas"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Procurando um app de Vendas para Celular?

Conheça o Kyte, o aplicativo de Vendas da NEXTAR criado especificamente para os celulares Android ou iPhone.

OBS: o Kyte não funciona integrado ao NEX.

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar