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Marketing / Vendas

6 dicas para vender frutas, verduras e montar um hortifrúti

Oi, eu sou a Carol, do Nex! Hoje estou cumprindo uma promessa feita lá em nossa fanpage (ainda não visitou? Então clica aqui e aparece por lá uma hora dessas para um dedo de prosa!). Então, eu havia prometido falar sobre a venda de frutas e verduras e aqui estou!

Se você ainda tem dúvidas se compensa ou não ter uma seção de hortifrúti, pense melhor. Mercadinho bom é aquele que mantém preços competitivos e oferece de tudo um pouco. Se o cliente tem que ir em outro estabelecimento para comprar o que falta no seu, corre o risco de que ele escolha a opção mais cômoda. Você não quer perder seu precioso cliente, quer? A área de hortifrúti dos grandes mercados é responsável por 10% do faturamento. Manter uma seção de frutas e verduras requer dedicação. Então, vou passar algumas dicas para você montar seu hortifrúti e deixar os clientes ainda mais satisfeitos.

FORNECEDORES

Eles serão o ponto chave do sucesso de seu hortifrúti porque vão garantir o frescor e a qualidade dos alimentos. Se sua cidade tem uma central de abastecimento como o CEASA, vale a pena buscar esses alimentos diretamente. Faça isso de duas a três vezes por semana. Escolha bem os alimentos e um fornecedor confiável. Se sua cidade não tem essas centrais, busque por produtores locais e combine os dias de entrega. Dessa forma, além de fornecer bons alimentos aos seus clientes ainda vai incentivar a rede produtiva de sua região (falamos sobre isso em outro post “5 dicas para vender e lucrar mais no seu bairro”). Para encontrar esses fornecedores, pesquise em feiras e pela internet. Eu digitei “fornecedores de frutas e verduras em” e apareceram automaticamente fornecedores em 4 cidades brasileiras. Claro, complete a frase com a cidade onde está seu mercado e bons negócios!

QUALIDADE

Seja um consumidor exigente com seu fornecedor. Lembre-se que a qualidade vai determinar o sucesso de seu hortifrúti. Se optar por oferecer produtos orgânicos então seja ainda mais criterioso. Visite o local de plantação não só no primeiro contato com o fornecedor. Procure fazer visitas periódicas para não virar manchete de notícia (negativa) como ocorreu há alguns meses no Globo Repórter. Se quiser, assista a reportagem aqui.

E invista em divulgação. Produtos orgânicos são mais difíceis de encontrar, porém tem uma clientela fiel se você desenvolver uma relação de confiança. Uma boa ideia é divulgar fotos de sua visita ao fornecedor nas redes sociais. Mostrando aos seus clientes de onde vem os alimentos que você vende, eles se sentirão mais seguros da procedência.

HIGIENE

Item muito importante. É fundamental naquela relação de confiança de que falei. Se o cliente perceber que os alimentos não estão limpos e conservados, ele não leva. E se levar e perceber em casa que o alimento estava com partes estragadas “escondidas” então é pior ainda. Ele fica com raiva, se sentindo enganado. Você não ficaria? Então procure limpar os alimentos, retirar folhagens estragadas, limpar os resíduos de legumes, enfim, mantê-los com aparência fresca.

EXPOSIÇÃO

Frutas e verduras por si só, são muito atrativas. Tem cores e formas variadas e podem compor um espaço de bonito e atraente. Depois de tomar todos os cuidados que citei anteriormente, escolha um lugar bem visível e iluminado. Para disposição, arrume aproveitando as cores. Por exemplo, coloca a maçã vermelha, ao lado do limão verde e depois a mexerica laranja (foto 1). Aposto que vai ficar lindo! Use um expositor de acordo com a quantidade dos produtos, nem maior, nem menor. Para quem está começando e ainda não ajustou a quantidade da compra, comece com pouco e vá aumentando conforme a procura. Uma opção muito charmosa são cestas mais robustas (foto 2). E use a criatividade (fotos 3 e 4)!

CONSERVAÇÃO

Sabemos que esse é o tipo de produto que precisa ser vendido num curto espaço de tempo. Mas dá para adotar algumas medidas que ajudam a conservá-los por mais tempo. Preste atenção se não há nenhuma fruta apodrecendo, se houver, retire. As frutas podres tendem a contaminar as outras. Quanto às hortaliças, retire as partes secas ou apodrecidas, como falei anteriormente. Mantenha os alimentos limpos e borrife água no decorrer do dia. Mas não faça isso em excesso, somente o suficiente para dar um brilho nos alimentos.

EVITE O DESPERDÍCIO FAZENDO UMA BOA AÇÃO

Se o produto chegou ao ponto de não ser possível vende-lo pela aparência, porém ainda está em condições de consumo, seja um doador de alimentos para o programa MESA BRASIL. Eles coletam os alimentos e redistribuem em ONGs. Uma ação muito bacana que vai deixar você muito feliz!

Veja como doar, clicando aqui.

Então, me conta, animado para começar a lucrar mais?

Carol

Oi! Eu sou a Carol, do Nex. Estou aqui para ajudar aos pequenos comerciantes como você, a desenvolver todo potencial de seu negócio. Toda semana escrevo sobre algum assunto relacionado ao pequeno comércio: são dicas de gestão financeira, controle de estoque, marketing e vendas. Envie suas sugestões!

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