Como montar uma loja de móveis e decoração lucrativa

Saiba tudo para abrir uma loja de móveis e decoração do zero: franquias, localização, equipamentos e mais 10 dicas para obter sucesso!

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

O mercado de móveis sempre foi um dos setores mais fortes e promissores do país e portanto é natural que haja bastante concorrência. Porém, continua sendo uma boa opção de investimento para os novos empreendedores que estão querendo iniciar um negócio.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), houve um crescimento no 1° semestre de 2022 na produção de móveis em 30 milhões de peças, ou seja, ocorreu muita procura de móveis para escritório, armários planejados para cozinha e estantes para colocar livros ou decorações.

Caso você tenha interesse neste setor, leia as 10 dicas de como abrir uma loja de móveis planejados na sua cidade!

Que tal facilitar a gestão da sua loja de móveis planejados? Com o Nex você tem todos os recursos necessários para a gestão eficiente de todas as áreas do seu comércio, conte com: PDV, Controle de Vendas, Controle de Estoque, Cadastro de Produtos e Fornecedores, Nota fiscal, Emitir orçamento e muito mais. Conheça todos os recursos!

Vender móveis da dinheiro?

Caso esteja com dúvida se abrir uma loja de móveis planejados dá dinheiro, pode ficar tranquilo que a resposta é sim!

Esse tipo de negócio pode ser bastante lucrativo, porém é algo que só gera resultados ao longo prazo. Portanto, você precisa ter paciência e investir com planejamento.

No início do seu negócio, é fundamental que você tenha controle financeiro do comércio. Defina os gastos de acordo com o seu orçamento e respeite-o, pois caso não tenha esse limite, o lucro fica cada vez mais distante.

Franquia de móveis e decorações ou loja própria: qual o melhor negócio?

Uma dúvida muito comum do novo empreendedor é saber qual modelo de negócio seguir: Franquia de móveis e decoração ou loja própria?

Ambos modelos têm seus benefícios, e para tomar essa decisão o lojista precisa saber qual se encaixa melhor com o seu perfil. Pensando nisso, separei prós e contras de cada modelo que devem ser avaliados antes de investir.

Se você quer começar uma loja do zero é necessário saber que precisa de mais capital e esforço para divulgar a sua marca. Além de recursos financeiros, é preciso ter paciência com esse processo, porque leva tempo. Se essas condições não forem limitadoras, ter um negócio próprio, uma marca original, acaba sendo mais vantajoso e dando mais autonomia para o empreendedor.

No caso das franquias de móveis planejados, podem ser benéficas por reduzirem gastos com divulgação. Neste modelo de negócio, os franqueados só replicam a estrutura e o operacional de empresas já consagradas, porém não detêm marca.

Caso queira saber mais sobre esse assunto, recomendo ler o texto “Franquia x Marca própria: qual o melhor negócio?” confira!

10 dicas para abrir uma loja de móveis e decoração de sucesso

Descubra o que é necessário para montar uma loja de móveis planejado:

1. Faça um plano de negócios

Criar um plano de negócio é um passo importante para quem deseja abrir o próprio comércio. Quando pensamos em empreender, a parte mais difícil é se manter no mercado e que o seu negócio seja lucrativo.

O plano de negócios é o planejamento de todas as áreas que envolvem o seu comércio.

Com essas informações coletadas neste documento é possível visualizar, entender de maneira mais clara todos os processos da sua empresa e ter uma gestão eficiente e preparada.

No caso de uma loja de móveis, pesquise para saber quais os tipos de móveis mais vendidos, quais são as maiores lojas do ramo em sua região, quais os diferenciais que você pode oferecer aos seus clientes e estratégias que vão te ajudar a se posicionar no mercado.

2. Escolha quais tipos de móveis serão vendidos

A concorrência no mercado moveleiro está cada vez maior. Por isso, é necessário saber que tipos de móveis você venderá na sua loja. Assim, será possível especializar um nicho de mercado e saber o público-alvo.

Você pode trabalhar com diversos tipos de móveis, e para te ajudar fiz uma lista com exemplos para se basear:

  • Móveis para escritório: cadeiras, mesas, armários, estantes e nichos.
  • Móveis para comércio: expositores, balcões, mesas e estantes.
  • Móveis para residência: mesas, guarda-roupas, mesa de cabeceira, etc.
  • Móveis infantis: berços, estantes de casinha, conjunto de mesa e banquetas para guardar brinquedos.  

É possível trabalhar em áreas diversas ou focar em uma só, com essa classificação você conseguirá definir os materiais que trabalhará.  

3. Invista em uma boa localização

Escolher a localização da sua loja de móveis e decoração é uma tarefa que deve ser feita com calma e análise.

Escolha lugares em centros comerciais, shoppings e perto de pontos de ônibus.

É importante escolher um local com fácil acesso e que possua uma fachada com bastante destaque para chamar a atenção dos clientes. E lembre-se quanto maior o movimento no local, melhor serão suas vendas. A visualização do seu comércio deve ser destacada e quanto maior o movimento tiver o local, melhor serão as suas vendas.

Verifique se o imóvel tem espaço para estacionamento de carros, pois isso ajudará com o movimento da sua loja.

4. Organize sua loja de móveis e decoração estrategicamente

Para ter uma boa estrutura é necessário planejamento e noção do espaço que precisará, se você for abrir uma franquia de móveis e decoração, por exemplo, demandará um espaço maior do que o caso de uma loja de móveis pequena, em ambos os casos, é necessário ter espaço para montar seções de móveis para sala, sala de jantar, cozinha, escritório, móveis infantis, entre outras, vai depender do seu planejamento.

O local precisa ter espaço suficiente para exposição dos diferentes e variados móveis, lembrando sempre do conforto para o cliente transitar na sua loja.

No seu planejamento, reservar áreas para o estoque de produtos, banheiros, escritório administrativo e sala para funcionários.

Já a decoração é uma parte importante para o seu comércio, pois ela vai ser o principal fator por atrair os clientes e despertar o desejo de conhecer o estabelecimento. E para te ajudar, fiz uma lista com alguns tópicos que devem ser pensados antes de decorar a sua loja:

  • Coloque características da sua marca: pinte com cores que lembram a sua marca, iluminação e organização.
  • Tenha uma fachada chamativa: ter uma fachada chamativa te ajuda na hora das vendas, opte por cores fortes (laranja e vermelho), não coloque muita informação e use letras grandes.
  • Persona: faça uma pesquisa para entender as características do seu cliente ou futuro consumidor.
  • Planeje: organize e invista em uma decoração dentro do seu orçamento, mas lembre-se que o ambiente deve ser harmonioso e agradável.

Caso tenha se interessado sobre esse assunto, leia o texto “Decoração de loja: 5 ideias criativas para te inspirar” escrito pela Camila!

5. Esteja por dentro das exigências legais para o comércio de móveis

Antes de montar a sua loja de móveis e decoração, você precisa legalizar o seu comércio. O empreendedor poderá ter seu registro de forma individual (MEI) ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade.

Caso esteja dentro do seu orçamento, uma ótima ideia é contratar um contador que te ajude e auxilie durante todo o processo.

Para abertura e registro de um Loja de Móveis é necessário realizar os seguintes procedimentos:

  • Registro Empresarial na Junta Comercial.
  • Obtenção do CNPJ na Secretaria da Receita Federal.
  • Secretaria Estadual de Fazenda.
  • Registro na prefeitura municipal, para obter o alvará de funcionamento.
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal).
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.
  • Registro no Corpo de Bombeiros Militar: órgão que verifica se a empresa atende as exigências mínimas de segurança e de proteção contra incêndio, para que seja concedido o “Habite-se” pela prefeitura.
  • Alvará de licença da Vigilância Sanitária.

6. Encontre bons fornecedores e produtos de qualidade

Para a sua loja funcionar é necessário encontrar fornecedores de móveis, afinal são eles que formarão uma parceria com você e possibilitarão o seu modelo de negócio.

É fundamental dedicar um tempo para escolher os melhores fornecedores, pois você deve levar em consideração qualidade dos produtos, preço e distribuição.

Uma ótima dica é comprar direto da fábrica, porque você conseguirá produtos com preço acessível, que podem proporcionar uma boa margem de lucro.

7. Aposte na divulgação da sua loja de móveis e decoração

Um dos pontos essenciais para o crescimento da sua loja é a divulgação, mostre o seu negócio e o que tem a oferecer de produtos e serviços. Uma boa divulgação impacta de maneira positiva, fazendo você atingir um público e ter uma ótima posição no mercado.

Além das formas tradicionais de divulgação, como cartões, panfletos, carro de som e anúncios em revistas, você pode participar de feiras e eventos do setor de marcenaria, decoração e construção, por exemplo, gerando uma oportunidade para fazer contatos e fechar negócios.

Existe uma outra forma que é muito utilizada nos dias de hoje, a divulgação online. Tem muitas alternativas, uma delas é criar sites e blogs para divulgar novidades e produtos, divulgar em sites e perfis nas redes sociais parceiras, criar anúncios patrocinados no Google e Facebook e ter perfis nas redes sociais.

E para te ajudar, separei dois perfis muito conhecidos no meio moveleiro e decorativo para você poder se inspirar:

Reprodução| Perfil da moblybr

Reprodução| Perfil da gavetamix

8. Monte um catálogo online com os seus produtos

Criar um catálogo online com os seus produtos e serviços possibilita que tenha novos consumidores e expor as mercadorias de maneira organizada e prática, gerando interesse no cliente ou visitante pela facilidade de fazer compras imediatas e que são fáceis de encontrar.

Outra vantagem de criar um catálogo online é o baixo custo que terá no seu orçamento e alta demanda de vendas online, ou seja, menos saída de capital e mais lucro.

Reprodução| Petrus Móveis & Decorações

Acessando a página do Catálogo de Produtos do Nex, você confere como montar uma loja de móveis online em apenas 5 passos. Esse é um recurso gratuito que vai deixar o seu negócio mais digital e alavancar as vendas da sua loja de móveis online.

9. Monte uma equipe especializada para prestar um bom atendimento

Ter um bom atendimento no seu negócio pode ser um diferencial entre os seus concorrentes. Todo comércio, ainda que não seja muito grande, procura sempre investir nas melhores práticas para ter sucesso no mercado e gerar oportunidade de crescimento e lucro.

E uma das formas de isso acontecer é a forma como você lida com o seu potencial cliente.

O atendimento tem dois objetivos: fidelizar os clientes e cadastrar clientes.

Um atendimento de qualidade pode trazer diversos benefícios para a sua loja de móveis e decoração. E por isso, listei os principais efeitos de ter um bom atendimento:

  • Ser um diferencial dos seus concorrentes.
  • Um bom atendimento agrega valor e fidelização.
  • Gera boas indicações.

10. Acompanhe o mercado e tendências para lojas de móveis

O ano de 2020 foi um período de grandes transformações sociais e econômicas, tendo um impacto nas tendências no setor moveleiro em 2021 e 2022. Esse resultado, mudou o comportamento do consumidor, ocasionado pela mudança de hábito da vida da maioria da população.    

E para aproveitar essa movimentação é preciso ficar atento às tendências de produção no mercado, conhecendo cores, materiais e a expectativa dos clientes.

Para te ajudar nesse processo, separei uma lista de tendências de  decoração e móveis que estão sendo muito utilizados em 2022:

  • Estilo industrial.
  • Minimalismo.
  • Retrô.
  • Móveis tubulares.
  • Móveis com detalhes dourados.
  • Luzes de led.

Como gerenciar uma loja de móveis?

Agora que você já tem as dicas para te ajudar a abrir a sua loja de móveis planejados, um dos passos essenciais para tudo dar certo nesse processo é ter uma boa gestão.

A vida de um empreendedor é muito corrida e para otimizar a sua rotina, uma boa opção é utilizar um Sistema de gestão. Com ele, você facilita as suas tarefas que seriam realizadas manualmente e tomariam muito tempo do seu dia a dia.

Por isso, recomendo utilizar o Nex, um Sistema Completo para a Gestão de lojas de decoração e móveis! Com ele você simplifica sua rotina e fica por dentro de tudo o que acontece no seu negócio, conte com: PDV, Controle de Vendas, Controle de Estoque, Controle de Produtos, Sistema de Fidelidade, Emissão de Cupom Fiscal e muito mais. Baixe o Nex grátis!

Conclusão

Atender as exigências legais e ter uma boa estrutura física é essencial para abrir uma loja de móveis planejados e decoração.

Entretanto, existem outros fatores que devem ter atenção: público-alvo, tipos de produto e divulgação são importantes para o seu negócio ter sucesso.  

Lembre-se o mercado moveleiro é um dos que mais cresce no país, por isso ofereça produtos que estejam em alta e um bom atendimento para se destacar da concorrência.  

Espero que a sua tão sonhada loja de móveis planejados se torne realidade e te desejo uma boa jornada! Fico à disposição para tirar dúvidas.

Até logo e boa sorte!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Laura Vasconcelos

Olá, meu nome é Laura! Estou aqui para ajudar na gestão de pequenos comerciantes como você.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se