A pandemia do coronavírus afetou os negócios de todo o Brasil. Veja as novas práticas a serem adotadas para garantir o funcionamento dos comércios.
Devido à sua transmissão acelerada e o risco epidêmico crescente, o coronavírus fez com que alguns estados interrompessem as atividades em escolas e empresas e a tendência é que o mesmo aconteça com os comércios de todo o país, exceto aqueles que prestam serviços essenciais à saúde, como farmácias.
A higienização correta das mãos é a melhor maneira de prevenir o contágio do COVID-19, por isso a procura por álcool em gel se tornou muito maior do que a oferta nas últimas semanas, sendo que já não se encontra em diversos estabelecimentos e, quando se acha, o preço pode ser exorbitante.
Elevar o preço de produtos de forma expressiva e sem justa causa é proibido pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). As agências do PROCON estão sendo notificadas por esta prática, em todo o Brasil, e recolhendo estoques de álcool em gel com preço abusivo.
Sendo assim, preparamos um manual de boas práticas comerciais para que o seu negócio consiga driblar a falta de movimento e lucre de maneira justa, sem correr riscos de ser penalizado pelo PROCON e, de quebra, evitar que o contágio por coronavírus se intensifique na sua região.
O comércio eletrônico permite realizar transações de maneira prática, possibilitando acompanhar suas compras, solicitar encomendas, realizar transações financeiras e outras diversas facilidades, muito convenientes neste período de quarentena. Clicando aqui, para ler o texto “Como o seu comércio pode vender mais pela internet?”, você aprende a lidar com a ampla concorrência do ambiente on-line e tudo sobre canais de divulgação e impulsionamento do seu negócio.
Além disso, uma maneira simples e eficiente de migrar para o on-line (e driblar o período de isolamento) é criar um Catálogo Digital de Produtos! Com o Programa NEX, o cliente escolhe as suas preferências e combina as condições de pagamento via WhatsApp, reduzindo o fluxo de pessoas no seu estabelecimento. Clique aqui para saber mais.
E por falar em WhatsApp, ele é uma ferramenta especial para quem quer incluir o chat no seu comércio. Com o WhatsApp Business, além das funções da versão normal, os usuários poderão responder dúvidas e atender reclamações de forma automática, personalizar o perfil comercial e acompanhar estatísticas. Também é possível migrar suas conversas do perfil pessoal para o profissional, sem precisar que os consumidores usem a mesma versão.
Uma outra dica é imprimir cartões com seu número de WhatsApp e distribuir entre os seus clientes. Também prepare um cartaz e deixe próximo ao caixa, informando o atendimento via chat.
Associe seu comércio a um aplicativo de entrega. A previsão é de que as pessoas deixarão de buscar por serviços físicos e o substituam por serviços de delivery:
Além disso, todas as plataformas acima estão engajadas em diversas campanhas para evitar o contágio, estimulando os usuários a fazerem o pagamento on-line para que o entregador tenha o mínimo de contato possível, diminuindo as chances de transmissão.
Você ainda pode apostar na opção de delivery com a ajuda do Programa NEX, sem precisar pagar taxas de comissão! O já mencionado Catálogo de Produtos acaba se tornando um cardápio para o seu restaurante, permitindo divulgar os produtos para os seus clientes via redes sociais e ainda receber pedidos online!
Enquanto os comércios não forem obrigados a fechar, mesmo com o baixo movimento, o gestor deve tomar algumas precauções a fim de atender os consumidores locais durante o período de quarentena:
Além disso, a fim de evitar a ruptura de estoque, estipule uma quantidade máxima de compra dos produtos de maior procura para que nenhum cliente fique sem. Além, é claro, de praticar preços competitivos honestos, sem aumentos abusivos repentinos, previsto pelo CDC.
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Aproveite este período de baixa movimentação para organizar suas finanças e se especializar em assuntos sobre planejamento, por exemplo. O planejamento financeiro funciona como uma ferramenta que pode ser utilizada a curto prazo para ajudar a empresa a lidar com o capital de giro, necessário para o pagamento das despesas cotidianas.
Você pode incluir no seu planejamento uma quantia que vai direto para um fundo de reserva, a fim de conseguir deixar guardado uma quantia para situações emergenciais e imprevistas, como a própria epidemia do coronavírus.
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Caso você seja dono de um mercadinho, farmácia ou loja de conveniência, prepare "kits quarentena", com produtos de higiene e alimentos estratégicos para períodos de isolamento. Ofereça entregas para os clientes do bairro a um valor especial.
A ideia aqui não é estimular a estocagem desses mantimentos. Em algumas localidades dos países mais afetados pelo coronavírus, as pessoas já experienciam a falta de mantimentos básicos, como papel higiênico e alguns alimentos, pelo excesso de estoque de alguns consumidores.
Há muito alarde sobre a pandemia do coronavírus e é natural que haja desencontros sobre a real situação da doença, mas é imprescindível que as recomendações da OMS e outros órgãos de saúde sejam seguidas à risca.
O fato de não pertencer a grupo de risco não lhe torna imune! Vale ressaltar que mesmo não fazendo parte do grupo de idosos e/ou pessoas com problemas respiratórios, um indivíduo saudável ainda pode se tornar um transmissor.
Por mais que os noticiários pareçam alarmistas, não se pode descartar a realidade desta pandemia. Independente do quanto as medidas pareçam extremas, é preciso manter em mente que a melhor defesa que temos, no momento, é a prevenção.
Mantenha a cautela, mas não deixe a esperança de lado! Embora o surto seja preocupante, existem razões para continuarmos otimistas. O mundo nunca esteve tão preparado para combater doenças.
Em menos de duas semanas, já havia sido identificada a sequência do genoma do coronavírus. Uma vez que sabemos mais sobre ele, fica mais fácil diagnosticá-lo em novos casos e ficamos mais próximos de uma vacina.
E lembre, a iminência de uma epidemia não é uma oportunidade de negócio. Independente da sua visão política, saúde não deve ser tratada como mercadoria. É um bem coletivo. Seu comércio tem tudo para passar por esse período sem quebrar, se todos colaborarmos, e isso não inclui o aumento oportunista nos preços.
Edson
Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!