4 dicas para empreender na aposentadoria

Mesmo na aposentadoria, você pode ser dono de um negócio de sucesso!

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

Esqueça a ideia de que aposentar é sinônimo de ficar parado, o número de aposentados que estão aproveitando a oportunidade para empreender e ter o seu próprio negócio é cada vez maior.

Uma pesquisa do SEBRAE mostrou que, no ano de 2018, mais de 650 mil idosos já eram empreendedores!

Neste texto, vamos te mostrar algumas vantagens de empreender na aposentadoria e dicas para abrir o seu negócio agora mesmo.

Quer saber mais? Continue lendo!

Vantagens de empreender na aposentadoria

Experiência

Uma grande vantagem que destaca os aposentados dos jovens na hora de empreender é, sem dúvidas, os anos de experiência no mercado!

A experiência permite que você tenha maior domínio sobre sua função e conhecimento sobre a área escolhida, use a experiência a seu favor.

Disponibilidade

Para um bom empreendedor, tempo e dedicação são itens valiosos, além de gerenciar seu negócio, que não é uma tarefa simples, você também pode investir seu tempo para estudar o mercado, as tendências e destacar seu negócio dos concorrentes.

Mantenha o equilíbrio e administre bem o seu tempo, lembre que você também precisa de momentos de lazer para manter sua mente e seu corpo saudáveis.

Estabilidade Financeira

Quando você é aposentado, o seu negócio não é um fator indispensável para sua sobrevivência. Receber aposentadoria permite que você possa dar conta das contas de casa, mesmo em tempos mais difíceis para o seu negócio.

Por conta disso, esse se torna o momento perfeito para começar um investimento! Caso você possua uma renda extra, pode usá-la a favor do seu negócio.

Você pode usar parte do dinheiro disponível para investir e impulsionar o seu negócio ou para pagar as contas dele enquanto o empreendimento ainda não estiver gerando lucro suficiente para você.

Não invista todo o seu capital! Seu investimento precisa ser consciente, mesmo que você deseje investir em seu negócio, recomendamos que deixe uma reserva para situações urgentes.

4 Dicas para empreender na aposentadoria

Escolha o tipo de empresa

A primeira dica é escolher o tipo de empresa que você deseja abrir, você prefere abrir uma Microempresa, uma Empresa de Pequeno Porte ou outro tipo de negócio?

Escolher o tipo de empresa que você deseja abrir é o que irá guiar todos os seus próximos passos.

Aprenda mais sobre os tipos de empresa e como abrir a sua do zero, clicando aqui.

Faça um planejamento anual

Fazer um planejamento anual é uma etapa essencial na hora de empreender, já que a falta de planejamento entre os negócios é uma das principais causas de quebra das empresas. 

Organização e preparação são as palavras-chaves para um negócio bem sucedido, defina suas metas e objetivos, conheça seu orçamento e saiba suas principais necessidades, tudo isso evita desperdícios e também que seu negócio gere mais custos do que lucros.

Monte também um planejamento financeiro para evitar surpresas desagradáveis.

Esteja por dentro do mundo tecnológico

Aliar seus anos de experiência no mercado com a tecnologia é uma excelente estratégia para o seu negócio, hoje em dia é impossível fugir da tecnologia se você deseja ter um negócio competitivo no mercado.

É por isso que você precisa se familiarizar com as ferramentas e se capacitar para dominar os principais recursos.

O Nex está sempre te ajudando a se atualizar com as novidades do mercado, e os recursos estão aí para isso! Com o novo Catálogo Digital, você pode começar com o pé direito no seu negócio, divulgando os produtos nas redes sociais e recebendo pedidos online! Clique aqui para ficar por dentro de tudo.

Recomendo a leitura dos seguintes textos:

Use um sistema de gestão

Implementar um sistema de gestão e otimizar os processos de seu negócio pode facilitar muito sua rotina de trabalho.

Ao adotar esse tipo de software em seu comércio, você terá alguns benefícios como redução de custos, otimização de tempo, maior produtividade, organização de dados importantes com mais facilidade e melhor administração do seu negócio.

O sistema ideal para o seu negócio é aquele que atenda todas as demandas de seu comércio de forma simples e com custo acessível.

Conheça o Nex! Um sistema de gestão simples e fácil de usar, criado especialmente para simplificar a gestão do pequeno comércio.

Com o Nex você controla suas vendas, caixa, estoque, fornecedores, orçamentos, tem acesso a relatórios para acompanhar de perto tudo o que acontece no seu comércio e muito mais!.

Clique aqui e faça o download gratuito.

Para mais dicas sobre como empreender na aposentadoria, assista ao vídeo feito pelo SEBRAE com Mario Persona:

Ficou com dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Camila Upegui

Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se