Participar de uma entrevista como candidato, pode ser difícil. Elaborar uma como entrevistador, pode ser muito mais.
Se cuidar apenas da triagem de currículos e das entrevistas já parece trabalhoso, imagine conciliar com a rotina diária de administração do próprio negócio. Pode parecer fora de mão parar agora, mesmo que só um pouquinho, para se dedicar à contratação de um funcionário. Afinal, como você vai parar de comprar, organizar, divulgar e vender quando você está justamente procurando alguém para dividir essas funções com você? Mas eu posso te garantir que escolher o candidato com o perfil adequado e alinhado às perspectivas da sua empresa pode te economizar tempo e dinheiro no futuro.
Eu tive o prazer de conversar com a psicóloga Sabrina Grechi, da SG Consultoria, especializada em seleção e recrutamento. Ela me tirou muitas dúvidas que eu sei que são comuns quando se pensa em contratar um profissional e ainda deu super dicas sobre entrevista de emprego! E o resultado eu divido com vocês aqui:
Muitos comércios contratam só quando a necessidade de um novo funcionário já é muito urgente. Porém, esse comportamento não é o ideal. Mesmo que não exista um momento exato para contratar, evite que a sua equipe (que pode ser apenas você!) fique sobrecarregada para começar a pensar em contratações. O planejamento antes de contratar vai evitar desperdício de tempo e dinheiro.
Para começar, quem está envolvido com o processo de contratação de pessoas deve ter uma visão bem definida do objetivo da empresa e o que está buscando nos colaboradores. Para Sabrina Grechi, um processo de seleção deve começar com uma análise da necessidade. “Quando eu desenho bem minha necessidade, eu consigo estabelecer critérios e a importância de cada um deles”, e ainda dá a dica “Estabeleça uma nota para cada critério e compare com a nota que o candidato atingiu em cada um deles”. Então, se você precisa de um vendedor, você deve se perguntar: quanto de carisma ele deve ter? Carisma é mais importante que boa comunicação para esta vaga? Ele tem que ser proativo? Atribua nota a cada uma dessas características e inclua em um roteiro.
O roteiro vai ser seu guia durante todo o processo de seleção de candidatos. Nele você vai incluir: as necessidades da vaga, seus critérios para o profissional que irá preencher essa vaga e suas respectivas notas, além das perguntas que você fará ao candidato.
Agora que você definiu as necessidades da função, fique atento a como você anunciará essa vaga. Quando se trata de recrutamento e seleção, é importante que você se atenha mais à qualidade e menos à quantidade. Quando você divulga nos canais corretos, consequentemente você economiza tempo para focar em outras atividades.
Você pode sim, anunciar a vaga no jornal ou livremente em outros canais mais tradicionais, mas eu tenho dicas mais legais:
Analisando os currículos
Quanto menos detalhada for a descrição da vaga e menos específico for o meio de divulgação que você usar, mais trabalhosa será essa etapa. Pelo fato do currículo fornecer a primeira impressão de um candidato em potencial, é importante que você fique atento a pequenos detalhes. E como sempre, eu separei algumas dicas para você!
E finalmente:
Por mais que já tenha participado de muitas entrevistas, eu imagino que você tenha um monte de dúvidas como entrevistador. Que perguntas devem ser feitas? Que dicas as respostas do candidato podem me dar? Será que ele está sendo sincero ou está seguindo alguma receita?
Apesar de não existir uma fórmula perfeita para elaborar perguntas para uma entrevista de emprego, conhecendo bem o perfil ideal para a vaga, fica mais fácil decidir quais perguntas terão de ser feitas e quais perguntas você pode deixar de lado. Faça perguntas que possam mostrar se o candidato tem aquelas qualidades que você definiu como importantes.
Para ficar ainda mais claro e facilitar essa escolha de perguntas siga a dica que comentei no início do texto sobre dar notas para cada características você definiu para a vaga. Organize uma planilha com três colunas:
1 Na primeira coluna escreva a habilidade ou característica que será avaliada. Por exemplo: boa comunicação.
2 Na segunda coluna coloque uma nota de importância para esta característica: de 1 para menos importante até 5 para indispensável.
3 Na terceira coloque uma possível pergunta que vai te mostrar qual a nota daquele candidato para aquela característica ou simplesmente deixe um espaço quando essa habilidade puder ser percebida durante a conversa. No exemplo da característica “boa comunicação” você perceberá durante a entrevista.
Faça isso com outras características que você acha importante para a vaga, mas selecione no máximo cinco para não perder o foco. Dessa forma você terá seu roteiro de perguntas para não se perder. Durante a entrevista, lembre-se de escrever as notas de cada candidato para as características que você definiu no roteiro, além de anotar observações que você considerar importante sobre aquele candidato.
Eu gosto de dar dicas, mas essa deveria ser uma regra: elabore perguntas que não induzam uma resposta. Pode parecer óbvio, mas se você induz uma resposta, o entrevistado vai sempre dizer o que você quer ouvir. Portanto, escolha perguntas mais abertas, que estimulem o candidato a realmente expor a opinião própria durante a entrevista. A ideia é que você use, sempre que possível, perguntas que comecem com “O que você pensa sobre...” ou “Como você acha que pode…” e evitar “Você não acha que...” e similares.
As perguntas também devem ser focadas e claras. E equilibradas: não muito longas, nem muito curtas. Ou seja, você deve sempre ser direto e objetivo.
Outra dica é pedir exemplos e elaborar situações hipotéticas do cotidiano da função. Lembre-se de prestar atenção no que o candidato fala, não fique ansioso pela próxima pergunta, dessa forma você pode deixar algum detalhe passar. Por isso, faça anotações. Não é muito bom confiar só na memória!
E não só as perguntas poderão te dar essas respostas. A forma e o local onde a entrevista será realizada também são importantes.
É importante que a entrevista seja em um local calmo e de preferência sem movimento. Se você tem um loja em um Shopping, você pode até usar o espaço da praça de alimentação, “mas procure uma mesa afastada, em um horário que a praça esteja vazia”, acrescenta Sabrina.
Mantenha-se educado e otimista. Também agradeça o tempo do candidato e avise sobre o próximo contato, mesmo que seja negativo.
Como você pode perceber, realmente não é só o candidato que tem que se preparar para a entrevista. O recrutador também precisa entender sobre a vaga e saber falar sobre ela.
Para saber mais detalhadamente sobre essas valiosas dicas, assista a nossa live “Papo de Balcão” com a participação da especialista em recrutamento e seleção, Sabrina Grechi.
Esse e outros vídeos com dicas para o comércio estão disponíveis em nosso canal do youtube.
Esse assunto foi útil para você? O tema de hoje foi sugerido pelo leitor Paulo Henrique Mariano aqui no blog! Você também pode contribuir nos comentários ou entrando em contato conosco pela página do Nex no facebook!
Edson
Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!
Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!
Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!
O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!
A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.
Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.
Conheça melhor a Nextar