Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Começando

Como fazer uma entrevista de emprego: passo a passo completo

Participar de uma entrevista como candidato, pode ser difícil. Elaborar uma como entrevistador, pode ser muito mais.

Se cuidar apenas da triagem de currículos e das entrevistas já parece trabalhoso, imagine conciliar com a rotina diária de administração do próprio negócio. 

Pode parecer fora de mão parar agora, mesmo que só um pouquinho, para se dedicar à contratação de um funcionário. Afinal, como você vai parar de comprar, organizar estoque, divulgar e vender quando você está justamente procurando alguém para dividir essas funções com você? 

Mas eu posso te garantir que escolher o candidato com o perfil adequado e alinhado às perspectivas da sua empresa pode te economizar tempo e dinheiro no futuro.

Eu tive o prazer de conversar com a psicóloga Sabrina Grechi, da SG Consultoria, especializada em seleção e recrutamento. Ela me tirou muitas dúvidas que eu sei que são comuns quando se pensa em contratar um profissional e ainda deu super dicas sobre entrevista de emprego! 

E o resultado eu divido com vocês aqui:

O que é uma entrevista de emprego?

pessoa sendo entrevistada por recrutadores


Uma entrevista de emprego pode ser definida como o momento que o recrutador tem para conhecer os candidatos às vagas em aberto. 

É aqui que todas as informações do currículo são confirmadas, além de conhecer melhor detalhes sobre os entrevistados, como perfil comportamental e experiências profissionais.

Todo esse processo é realizado a fim de escolher o candidato com perfil mais adequado para a vaga em questão, com habilidades que permitam desempenhar suas funções satisfatoriamente e que melhor se relacione com a cultura da empresa.

Como fazer uma entrevista de emprego? Confira algumas dicas!

candidatada sendo entrevistada


Dê atenção à apresentação da empresa

Na hora de realizar uma entrevista de emprego, é importante que antes de tudo você faça uma apresentação da empresa para o candidato. 

Informe quais são os valores e exigências da empresa e o que se espera do candidato para a vaga pretendida.

Procure deixar o candidato confortável, seja acolhedor para facilitar o andamento da conversação, não se esqueça de seguir o roteiro da entrevista, falando sempre de maneira educada e simpática.

Conheça o perfil comportamental do candidato

Conhecer o perfil comportamental do candidato antecipadamente torna a entrevista muito mais eficiente. 

Quando você sabe as características do perfil desejado para a vaga, torna-se possível realizar uma pré-seleção dos candidatos com as características mais semelhantes.

Para fazer isso, conte com a ajuda de ferramentas que apliquem testes de perfil comportamental e solicite-o nas etapas iniciais de candidatura, seja no momento de inscrição ou na primeira entrevista, caso haja mais de uma. 

Dessa maneira será possível otimizar o processo de recrutamento e seleção dos candidatos, evitando profissionais que não se adequem ao perfil desejado pela empresa.

Alinhe as expectativas com as lideranças

Quando você é o principal responsável por todas as funções do seu negócio, inclusive o recrutamento de novos funcionários, este passo torna-se muito simples, afinal você entende as necessidades da empresa e sabe quais são as expectativas para o novo colaborador

Mas caso no seu comércio existam outras pessoas encarregadas de liderar determinadas áreas, é importante criar um alinhamento em relação ao que a empresa procura e o que o líder espera. 

Com isso, é possível determinar uma meta mais clara antes da entrevista, facilitando a escolha do candidato mais indicado.

Faça as perguntas certas

Cada função requer habilidade diferentes, por isso é importante conhecer as especificações de perfil desejadas para a função. Faça perguntas pertinentes ao candidato que possibilitem entender se ele se encaixa nas exigências do cargo e na cultura da empresa.

Ofereça espaço para o candidato

Participar de uma entrevista de emprego como candidato é um momento de muita ansiedade para a maioria, por essa razão, é importante que você dê espaço para que o candidato possa falar de si mesmo e abordar questões que não foram levantadas anteriormente.

Incentive o candidato a descrever suas características e comportamentos, deixando-o à vontade para se expressar, mas caso surja alguma dúvida, não deixe de questioná-lo sutilmente.

Questione pontos positivos e negativos

Nesta etapa da entrevista, já é possível conhecer melhor o candidato que está sendo entrevistado, portanto, questionar sobre seus pontos positivos e negativos é uma ótima maneira de analisar sua capacidade de autoavaliação.

Com o comportamento do candidato ao decorrer da entrevista, pode-se perceber se os pontos positivos apontados por ele são verídicos e observar seus pontos negativos. Por isso, não deixe de questionar o candidato sobre este tópico, mesmo que você já saiba a resposta.

Pergunte sobre saídas de empregos anteriores

Chegou o momento de avaliar a conduta profissional do candidato. 

De fato, nem todos os desligamentos de um cargo acontecem amigavelmente, mas o que você precisa avaliar agora é a maneira como o candidato conduzirá a resposta.

Observe a linguagem utilizada para falar sobre suas experiências anteriores, isso pode mostrar o tipo de profissional que ele é, veja se a estratégia utilizada é tratar de forma educada e respeitosa seu passado ou apenas culpar a empresa ou chefe anterior pela sua saída. 

Pergunte os motivos que levaram a esse caminho e ouça com atenção.

Ofereça detalhes do cargo

Você deve oferecer informações mais detalhadas sobre o cargo para o qual o candidato está interessado, como tarefas, atribuições, horários, benefícios e valores. Seja sincero quanto às informações apresentadas, fale sobre as oportunidades de crescimento reais que ele pode ter dentro da empresa. evite criar falsas expectativas

Esse também é o momento do entrevistado sinalizar se está interessado na proposta oferecida a ele.

Como começar uma entrevista de emprego?

A importância do planejamento na hora contratar

entrevista de emprego com uma jovem


Muitos comércios contratam só quando a necessidade de um novo funcionário já é muito urgente. Porém, esse comportamento não é o ideal. Mesmo que não exista um momento exato para contratar, evite que a sua equipe (que pode ser apenas você!) fique sobrecarregada para começar a pensar em contratações. O planejamento antes de contratar vai evitar desperdício de tempo e dinheiro.

Para começar, quem está envolvido com o processo de contratação de pessoas deve ter uma visão bem definida do objetivo da empresa e o que está buscando nos colaboradores. Para Sabrina Grechi, um processo de seleção deve começar com uma análise da necessidade. “Quando eu desenho bem minha necessidade, eu consigo estabelecer critérios e a importância de cada um deles”, e ainda dá a dica “Estabeleça uma nota para cada critério e compare com a nota que o candidato atingiu em cada um deles”. Então, se você precisa de um vendedor, você deve se perguntar: quanto de carisma ele deve ter? Carisma é mais importante que boa comunicação para esta vaga? Ele tem que ser proativo? Atribua nota a cada uma dessas características e inclua em um roteiro.

O roteiro vai ser seu guia durante todo o processo de seleção de candidatos. Nele você vai incluir: as necessidades da vaga, seus critérios para o profissional que irá preencher essa vaga e suas respectivas notas, além das perguntas que você fará ao candidato.

Anunciando a vaga

gestor em uma entrevista de emprego com candidato


Agora que você definiu as necessidades da função, fique atento a como você anunciará essa vaga. Quando se trata de recrutamento e seleção, é importante que você se atenha mais à qualidade e menos à quantidade. Quando você divulga nos canais corretos, consequentemente você economiza tempo para focar em outras atividades.

Você pode sim, anunciar a vaga no jornal ou livremente em outros canais mais tradicionais, mas eu tenho dicas mais legais: 

  • Procure associações e sindicatos da área que você está querendo contratar. Se você deseja contratar alguém de um ramo específico, como um vendedor para a sua loja ou um motorista para suas entregas, é possível que as próprias instituições entrem em contato com os profissionais;
  • O Facebook também pode ser seu aliado nessa jornada. Procure por grupos de emprego da sua cidade e divulgue;
  • Crie um perfil profissional para a divulgação das vagas em questão; pode ser uma página do seu próprio negócio;
  • Disponibilize um email (que também não seja o pessoal) para que os candidatos mandem seus currículos;
  • Evite quem manda o número de telefone para que você entre em contato!
  • Fique atento aos sites de empregos específicos. Alguns desses sites disparam a sua vaga, via email ou sms, somente para pessoas que têm interesse em trabalhar no ramo. E essas ferramentas ainda tomam o cuidado de separar os profissionais mais próximos ao local de trabalho; 
  • Por fim, a selecionadora Sabrina ressalta que você deve seguir à risca o prazo máximo para o recebimento de currículos!

 Analisando os currículos 

pessoa analisando um currículo


Quanto menos detalhada for a descrição da vaga e menos específico for o meio de divulgação que você usar, mais trabalhosa será essa etapa. Pelo fato do currículo fornecer a primeira impressão de um candidato em potencial, é importante que você fique atento a pequenos detalhes. E como sempre, eu separei algumas dicas para você! 

  • Procure mais por avanços profissionais do que por habilidades extraordinárias, um candidato que já foi promovido tem mais chances de ser um profissional dedicado;
  • Erros ortográficos são um alerta principalmente se a vaga disponível exige atenção! Além disso, observe se o candidato usa uma linguagem muito vaga ou ambígua, pode ser sinal de “embelezamento” do currículo;
  • Mantenha-se realista. Será que é realmente necessário exigir que o seu vendedor fale três línguas?;
  • Além de tudo isso, fique atento ao excesso de mudanças e/ou grandes espaços de tempo entre empregos;
  • Você pode fazer ligações para antigos empregos do candidato para confirmar pequenos detalhes e decidir se o currículo de tal candidato vai para a pilha dos que serão entrevistados. 

E finalmente: 

Elaborando a entrevista de emprego 

entrevista de emprego


Por mais que já tenha participado de muitas entrevistas, eu imagino que você tenha um monte de dúvidas como entrevistador. Que perguntas devem ser feitas? Que dicas as respostas do candidato podem me dar? Será que ele está sendo sincero ou está seguindo alguma receita?  

Apesar de não existir uma fórmula perfeita para elaborar perguntas para uma entrevista de emprego, conhecendo bem o perfil ideal para a vaga, fica mais fácil decidir quais perguntas terão de ser feitas e quais perguntas você pode deixar de lado. 

Faça perguntas que possam mostrar se o candidato tem aquelas qualidades que você definiu como importantes.

Para ficar ainda mais claro e facilitar essa escolha de perguntas siga a dica que comentei no início do texto sobre dar notas para cada característica você definiu para a vaga.

Organize uma planilha com três colunas:

  1. Na primeira coluna escreva a habilidade ou característica que será avaliada. Por exemplo: boa comunicação.
  2. Na segunda coluna coloque uma nota de importância para esta característica: de 1 para menos importante até 5 para indispensável.  
  3. Na terceira coloque uma possível pergunta que vai te mostrar qual a nota daquele candidato para aquela característica ou simplesmente deixe um espaço quando essa habilidade puder ser percebida durante a conversa. No exemplo da característica “boa comunicação” você perceberá durante a entrevista.

Faça isso com outras características que você acha importante para a vaga, mas selecione no máximo cinco para não perder o foco. Dessa forma você terá seu roteiro de perguntas para não se perder. 

Durante a entrevista, lembre-se de escrever as notas de cada candidato para as características que você definiu no roteiro, além de anotar observações que você considerar importante sobre aquele candidato.

Eu gosto de dar dicas, mas essa deveria ser uma regra: elabore perguntas que não induzam uma resposta. Pode parecer óbvio, mas se você induz uma resposta, o entrevistado vai sempre dizer o que você quer ouvir. 

Portanto, escolha perguntas mais abertas, que estimulem o candidato a realmente  expor a opinião própria durante a entrevista. A ideia é que você use, sempre que possível, perguntas que comecem com “O que você pensa sobre...” ou “Como você acha que pode…” e evitar “Você não acha que...” e similares. 

As perguntas também devem ser focadas e claras. E equilibradas: não muito longas, nem muito curtas. Ou seja, você deve sempre ser direto e objetivo.

Outra dica é pedir exemplos e elaborar situações hipotéticas do cotidiano da função. Lembre-se de prestar atenção no que o candidato fala, não fique ansioso pela próxima pergunta, dessa forma você pode deixar algum detalhe passar. Por isso, faça anotações.

Não é muito bom confiar só na memória!

E não só as perguntas poderão te dar essas respostas. A forma e o local onde a entrevista será realizada também são importantes.

É importante que a entrevista seja em um local calmo e de preferência sem movimento. Se você tem um loja em um Shopping, você pode até usar o espaço da praça de alimentação, “mas procure uma mesa afastada, em um horário que a praça esteja vazia”, acrescenta Sabrina.

Mantenha-se educado e otimista. Também agradeça o tempo do candidato e avise sobre o próximo contato, mesmo que seja negativo.

Como fazer uma entrevista de emprego: perguntas mais frequentes! 

gestor entrevistando


Separei as perguntas mais frequentes e que não podem faltar em um roteiro de entrevista de emprego. Também vou te mostrar quais informações você, recrutador, pode obter com cada uma delas!

Qual o motivo que o levou a escolher essa profissão?

Ao fazer essa pergunta, você terá a chance de conhecer melhor a história profissional do candidato e as motivações que o levaram a escolher essa profissão. 

Ao mesmo tempo é possível analisar as aspirações profissionais que ele tem e o que faz para se manter motivado e focado para atingir seus objetivos.

Como você avalia a sua trajetória profissional até o momento?

Essa pergunta permite analisar a experiência que o candidato carrega até o momento, quais foram as habilidades e conhecimentos adquiridos durante sua trajetória profissional e quais foram suas principais realizações.

O que o motiva a trabalhar conosco?

Como recrutador, você precisa saber quanto aquele candidato preparou-se para a entrevista. Essa é uma ótima pergunta para descobrir se o candidato pesquisou sobre a empresa, o ramo de atuação, valores e demais informações que possam ser pertinentes.

Veja se a resposta é mais generalizada, que pode ser usada em outros processos seletivos, ou se o candidato fala diretamente da empresa que pretende ingressar e se suas motivações vão de acordo com o esperado para aquele cargo.

Quais são os seus pontos fortes?

Com essa pergunta será possível avaliar a maneira como o candidato fala sobre si mesmo e sua capacidade de filtrar as qualidades e competências mais importantes para a vaga em questão.

Quais são os seus pontos fracos?

Assim como no item anterior, você terá a chance de observar a linguagem utilizada pelo candidato para referir-se a si mesmo, esteja atento à linguagem utilizada por ele.

Veja se os pontos fracos do candidato podem estar em desacordo com algum dos valores da empresa ou com as atividades exercidas no cargo. É importante analisar a relevância que esses pontos possuem para desempenhar a função requerida.

Você já teve alguma situação de conflito no trabalho? Como a resolveu?

Saber trabalhar bem em equipe é uma habilidade muito importante em qualquer empresa, mas as divergências são inevitáveis nesses casos.

Pessoas diferentes carregam opiniões, ideias e experiências diferentes, que podem entrar em conflito às vezes, por esse motivo é importante saber como o candidato lida com situações assim, quais atitudes ele toma para resolver o conflito? 

Pergunte sobre situações reais do seu passado, veja se o candidato agiu de acordo com o esperado pela empresa, caso as informações não sejam suficientes para entender a estratégia de resolução de conflitos do entrevistado, faça perguntas ou crie uma situação de conflito hipotética e pergunte como ele a resolveria.

Por que deveríamos considerar a sua contratação?

Essa pergunta dá oportunidade para o candidato reforçar as características positivas que o destacam dos outros concorrentes.

Observe os argumentos levantados pelo entrevistado e o quanto são realmente relevantes para o cargo e a cultura da empresa, veja se os seus objetivos estão realmente alinhados com a visão da empresa.

Como fazer uma entrevista de emprego online?

entrevista de emprego por videochamada


O primeiro passo para fazer uma entrevista de emprego online bem sucedida é definir a plataforma utilizada para a realização das entrevistas, para isso, faça alguns testes prévios para decidir a melhor plataforma para você e o candidato, as principais são: Google Meet, Zoom e Skype.

Assim como entrevistas presenciais, as entrevistas que ocorrem no ambiente virtual devem seguir um roteiro para ajudar na condução da entrevista. Também é necessário que você tenha uma boa conexão com a internet, para evitar interferências que possam atrapalhar o fluxo da conversa.

Atente-se ao local de realização da entrevista, fatores como iluminação, qualidade do áudio e do vídeo são fundamentais, é importante que o candidato veja e escute você com qualidade. Procure ambientes organizados, com boa luminosidade, silenciosos e livre de interrupções, recomendo que desative outras plataformas e feche abas externas que possam causar distrações, assim como as notificações de redes sociais.

Por fim, não esqueça de fazer anotações durante a entrevista para não esquecer de detalhes importantes. Evite fazer anotações em um documento e digitar, isso pode distrair o candidato e prejudicar seu desempenho, opte por papel e caneta. 

Durante a entrevista faça apenas anotações de informações importantes que possam ser esquecidas facilmente, caso contrário, espere o final da entrevista para fazer observações gerais sobre o candidato em questão.

Conclusão

Como você pode perceber, realmente não é só o candidato que tem que se preparar para a entrevista. O recrutador também precisa entender sobre a vaga e saber falar sobre ela. 

Para saber mais detalhadamente sobre essas valiosas dicas, assista a nossa live “Papo de Balcão” com a participação da especialista em recrutamento e seleção, Sabrina Grechi.



Esse e outros vídeos com dicas para o comércio estão disponíveis em nosso canal do youtube.

Esse assunto foi útil para você? O tema de hoje foi sugerido pelo leitor Paulo Henrique Mariano aqui no blog! Você também pode contribuir nos comentários ou entrando em contato conosco pela página do Nex no facebook!


Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe grátis agora mesmo. É fácil!

Baixe Grátis
Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar