Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Estoque

Dicas para organizar estoque físico ou almoxarifado

Estratégias de organização para encontrar produtos do estoque com facilidade.

Aqui no blog, a gente já falou sobre como sua loja deve sempre estar limpa e organizada, como escolher o local certo para seus produtos, como montar uma vitrine bacana e até criamos uma playlist de som ambiente para seu estabelecimento. A verdade é que o seu estoque merece a mesma dedicação e cuidado que a sua frente de loja, afinal, o estoque não está somente relacionado ao custo de fornecedores e produtos, mas também ao seu lucro e diversos outros fatores que envolvem diretamente a gestão do seu negócio. Quando bem organizado, o estoque ajuda na produtividade do trabalho e na agilidade do atendimento.

Não é muito melhor quando você vai ao supermercado e sabe exatamente onde procurar o que precisa? A organização de um supermercado é minimamente detalhada a fim de favorecer as vendas e você sabe muito bem que não é por acaso que quando procura por macarrão, também passa pelo molho de tomate e pelo queijo ralado. Esses produtos geralmente não estão tão próximos no depósito, isso porque o lugar de cada mercadoria é definido conforme os requisitos de armazenamento especificados na embalagem. Esses requisitos exigem um controle rigoroso do estoque e normalmente estão relacionados a temperatura, umidade e circulação de ar.

Saber onde cada item fica, qual a quantidade, a qual grupo pertence, se são perecíveis e qual o prazo de validade é essencial para deixar tudo organizado. Confira aqui como criar um esquema de organização de estoque simples e como localizar qualquer produto com facilidade:

Localizar produtos

Vamos continuar com o exemplo anterior. Imagine o seu depósito como o interior de um supermercado, com corredores, estantes e prateleiras para todos os lados. Agora, identifique cada um desses itens, com letras, números, cores… pode usar a criatividade à vontade, mas lembre-se de que o objetivo é simplificar. Por exemplo:

  • os corredores, da esquerda para a direita, vão de 1 a 9;
  • os prateleiras, de cima para baixo, vão de A a Z;
  • estante da esquerda de qualquer corredor é (.1);
  • estante da direita de qualquer corredor é (.2).

Para os que precisam de uma dose extra de organização, cada estante pode ter um adesivo que as diferencie por cor e assim por diante.

Uma vez que tudo está identificado, coloque a localização no cadastro de produtos do NEX, nos campos DESCRIÇÃO ou OBSERVAÇÃO DO PRODUTO. E pronto! Assim fica fácil localizar qualquer produto. Mais exemplos:

  • produto X (A1.1) - o Produto X está na prateleira A, ao lado esquerdo do corredor 1;
  • produto Y (C6.2) - o Produto Y está na prateleira C, ao lado direito do corredor 6.

Organizar Corredores

Agora que você já elaborou o próprio sistema de localização do seu depósito, chegou a hora de determinar o local de cada produto. Para isso, use os requisitos de armazenamento da embalagem como guia e lembre-se de nunca armazenar o mesmo produto em dois locais diferentes.

Na embalagem diz que o produto é sensível à luz do sol? Escolha um corredor afastado da janela e dê preferência às prateleiras mais próximas ao chão. A embalagem de outro produto é danificada pela umidade? Uma solução caseira é colocar giz por perto do que se quer proteger da umidade.

Agora você está a um passo de ter o depósito perfeitamente arrumado!

Organizar Prateleiras

Mesmo que seja tentador colocar os produtos de maior circulação na altura dos braços, a regra é clara: mais pesados embaixo, mais leves em cima, não importa a rapidez que você precise reabastecer. Assim você garante a maior durabilidade dos seus móveis e diminui as chances de acidentes envolvendo o desequilíbrio de estantes.

E não esqueça de colocar os produtos mais próximos de chegarem ao fim da validade à frente e ir abastecendo o fundo da prateleira conforme mais produtos chegam. Para controlar a validade dos seus produtos com o NEX, clique aqui.

Recomendações

Invista em um local iluminado, limpo e arejado. Impermeabilize as paredes com tinta especial e de preferência da cor branca. A cor branca ajuda na iluminação, fator muito importante, pois além de facilitar na hora de localizar os produtos, afasta ratos, baratas e outros animais e insetos que podem prejudicar sua mercadoria.

A limpeza deve ser regular, independente da circulação de pessoas no local e do fluxo de entrada e saída de produtos, mas há algumas recomendações para diminuir a sua frequência:

  • o depósito deve ser afastado da lixeira central;
  • não use ventiladores, pois as partículas de poeira podem comprometer a qualidade dos seus produtos;
  • evite o uso de caixas de papelão, ou troque periodicamente, a fim de evitar que insetos se aninhem entre elas.

Quando o assunto é estoque, equilíbrio é a palavra chave. Ter pouco de um produto que vende muito, pode prejudicar suas vendas. Da mesma forma que ter uma grande quantidade parada é dinheiro congelado. Com esse texto você viu como organizar a parte física do estoque para encontrar produtos com facilidade. Se você quer aprender mais sobre Gestão de Estoque e como administrar seu mix de produtos, confira nossos outros textos clicando aqui.


Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Estoque"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Procurando um app de Vendas para Celular?

Conheça o Kyte, o aplicativo de Vendas da NEXTAR criado especificamente para os celulares Android ou iPhone.

OBS: o Kyte não funciona integrado ao NEX.

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar