Controle sua Loja com NEX. É Grátis!

Voltar ao Início do Blog
Gestão

Como deixar a equipe motivada a fazer sua empresa crescer

Investir no bem estar dos funcionários gera resultados positivos

O que você tem feito para que os seus funcionários se sintam confortáveis durante a jornada de trabalho? E se eu te dissesse que o bem-estar da equipe afeta diretamente os resultados, não só em qualidade, mas em quantidade também? Por isso você não perde ao investir no conforto dos seus empregados, ao contrário, ganha.

Quem nunca ouviu falar que “funcionário feliz é funcionário produtivo”? Mesmo com tamanha popularidade, tem chefe que parece simplesmente ignorar esse princípio. Pois saiba que manter seus empregados motivados é um fator decisivo para o sucesso da sua empresa. Com funcionários que dão o melhor de si no ambiente de trabalho e colaboram frequentemente, você como dono do próprio negócio não tem a necessidade de se preocupar (tanto) com novas contratações, tendo confiança naqueles que já não poupam esforços diariamente.

Eu não estou querendo dizer que a tarefa é fácil, mas eu trouxe algumas dicas de como deixar seus funcionários mais felizes e motivados:

Comece dando o exemplo

Um líder bem sucedido costuma reproduzir o que delega aos funcionários. Traçar objetivos e tarefas em conversas com certeza são uma opção,  mas fique aberto à possibilidade de conseguir realizar as metas junto de toda a equipe. Além disso, seja mais do que acessível! Procure estar sempre por perto dos seus funcionários, e quando o fizer, esteja presente de verdade. Se você prestar atenção em tudo que está sendo dito, seus funcionários se sentirão mais respeitados e não amedrontados. Quando tomar uma decisão,  peça a opinião e leve em consideração tudo o que seus funcionários têm para falar. Quando um membro se sente parte da empresa, acaba trazendo mais resultados positivos! Lembre-se que não são só os clientes que contribuem para crescimento do seu negócio. Demonstrar respeito é a melhor forma de construir um algo positivo nessa relação funcionário – chefe, e mais uma vez você está dando o exemplo para que o empregado respeite também os outros colegas.

Conheça os seus funcionários

Pessoas são naturalmente mais comprometidas e produtivas em relação àquilo pelo qual são apaixonadas. Agora que você realmente escuta seus funcionários, converse com a equipe e tente saber sobre o que mais os motiva e use essas informações para impulsionar as habilidades de cada um. Saber como ligar o trabalho com aquilo que os funcionários adoram é  ter certeza de que seu time será altamente eficiente e proativo. Dê autonomia e inclua a possibilidade dos seus funcionários liderarem as áreas em que atuam. Também ofereça flexibilidade sempre que der, possibilitando que a equipe tenha uma rotina mais equilibrada e produtiva. Mostre que não só conhece, como se importa com a equipe e suas necessidades, portanto esteja à disposição para combinar eventuais quebras na rotina de um funcionário, de forma empática e discreta. Permita também, que todos conheçam a você e à empresa. Comunicar a sua visão e os objetivos que você tem para a empresa é primordial. Dessa forma, você mostra o motivo dos funcionários serem tão importantes nessa trilha para o sucesso, de forma que eles se identifiquem e compartilhem a grande meta da empresa.

Reconheça aqueles que se superaram

Como eu disse logo acima, compreender no que as pessoas são talentosas na sua empresa é importante para saber como motivá-las.  Se você percebe que um funcionário é muito tímido, por que não colocá-lo para trabalhar no estoque? Da mesma forma que se um funcionário é bem comunicativo é mais interessante que ele ajude os clientes a escolherem seus produtos. Mas não deixe passar despercebido sempre que um funcionário superar dificuldades que ele vinha enfrentando. Pessoas que têm seus esforços reconhecidos tendem a continuar dispostas a buscar melhorias e a adotar posturas mais confiáveis. Dar feedbacks e incentivos para os funcionários ajudará todos a atingirem bons resultados. Esse incentivo a que me refiro, pode ser apenas uma conversa informal no final do expediente, mas também pode vir em forma de bonificação, folgas e alguns lugares até reservam um espacinho para exibir os “funcionários do mês”. Por exemplo, donos de lojas que vendem roupas e acessórios costumam oferecer comissões aos funcionários por cada venda, para estimular o funcionário a vender sempre mais. E você pode automatizar o controle de comissões de sua loja através do Programa NEX, configurando de forma simples e rápida. Porém, tenha cuidado para não estimular a rivalidade entre seus funcionários. O clima de competição pode ser muito sadio para o seu rendimento, mas algumas pessoas não lidam bem mesmo com o menor indício de disputa. Foi pensando nisso que a NEX desenvolveu um controle de comissão com discrição total. Dessa forma, um funcionário não tem como saber quanto o outro tem faturado. Você pode ainda, estabelecer metas, de forma adequada/realista, com ajuda dos relatórios do NEX. Seja criativo!

Para configurar comissões de vendas no Programa NEX, clique aqui:

ajuda.programanex.com.br/tutorial/como-configurar-comissoes-de-vendas

Para saber mais sobre relatórios de Produtos/Vendas/Comissão, clique aqui:

ajuda.programanex.com.br/tutorial/estatisticas-produtos-vendas-comissao

Torne o espaço da empresa um lugar familiar

Você como chefe pode também incentivar a equipe a decorar suas estações de trabalho com algo simples, como uma foto ou um peso de papel engraçadinho. Mesmo que você tenha um mini mercado, procure deixar um espacinho personalizável. Pode ser o plano de fundo do computador que o funcionário usa! Quando não for possível, deixe que o funcionário decore a área que ele tem para se arrumar, pode ser até o armário. O layout do trabalho interfere muito no comportamento dos funcionários. Uma empresa limpa, confortável e organizada é o mínimo, mesmo que a manutenção desse espaço também seja responsabilidade da equipe. Invista em espaços tranquilos, para que os funcionários possam relaxar, e também em atividades fora do horário de trabalho, como aniversários ou festas semanais, para quebrar a rotina e criar empatia entre os componentes do seu time. Vale lembrar que prezar pelo bem-estar do seu funcionário é uma estratégia de crescimento para a empresa.  Sem contar que, mesmo o mais básico, como pedir “por favor” e falar “obrigado” por tudo que o time faz também torna o ambiente mais agradável.

Simplifique a rotina de seus funcionários com o Programa NEX

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial grátis, fácil de implantar, simples de usar e com todo o suporte que você precisar. Com ele você pode registrar suas vendas, controlar seu caixa e estoque, cadastrar clientes e produtos e muito mais! E além disso, o Programa NEX não precisa de Internet para funcionar, dessa forma, sua loja não para quando a Internet está ruim. E como não poderia ser diferente, tudo sobre o NEX você encontra a um clique: www.programanex.com.br

Eu falei sobre o que você pode fazer para deixar a sua equipe estimulada, mas a Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios publicou um texto com “Os 3 principais motivos que desmotivam os funcionários”. Vale a pena dar uma lida para saber se está no caminho certo! Leia clicando aqui.

Edson

Oi, eu sou o Edson Macari! Estou aqui para ajudar a simplificar a gestão de seu pequeno comércio. Vou escrever sobre assuntos relacionados à gestão, ao atendimento, à equipe e a tudo o que envolve seu dia a dia como comerciante. Ficarei feliz em receber suas sugestões!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Veja mais sobre

"Financeiro"
Voltar ao Início do Blog

Simplificando a vida de mais de 50 mil lojas em todo Brasil

O Programa NEX é um sistema de gestão comercial que vai facilitar a rotina da sua Loja. Com ele você pode controlar seu estoque, registrar suas vendas, controlar o caixa, emitir nota fiscal, fazer orçamentos, imprimir recibos e etiquetas, cadastrar clientes, produtos, fornecedores, controlar as contas a pagar e muito mais!

Baixe agora mesmo. É fácil!

Você já está sendo redirecionado...

Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente!   :(

Procurando um app de Vendas para Celular?

Conheça o Kyte, o aplicativo de Vendas da NEXTAR criado especificamente para os celulares Android ou iPhone.

OBS: o Kyte não funciona integrado ao NEX.

Nós pedimos o seu e-mail para ajudá-lo durante o processo de implantação do NEX; para mantê-lo atualizado sobre as novidades do sistema; ou com conteúdo relevante sobre comércio.

Nós não vamos vender ou disponibilizar o seu endereço para terceiros. Você poderá cancelar o recebimento de nossos e-mails a qualquer momento, diretamente de todas as nossas comunicações.

Ao baixar e instalar o Programa NEX você concorda com os Termos de Serviço do Software

A Nextar é uma empresa especializada em desenvolvimento de software para comércio, com 16 anos de experiência, presente em mais de 50 mil estabelecimentos em todo Brasil.

Criadora do Programa NEX, para lojas e comércios de todos os tipos e também do gerenciador de Lan Houses NexCafé, possui conhecimento profundo do dia a dia de seus clientes e oferece soluções de qualidade para transformar o gerenciamento de um comércio em uma tarefa simples, fácil e segura.

Conheça melhor a Nextar