Voltar ao Início do Blog
Abertura

Loja de artesanato: o GUIA completo para montar a sua!

Aprenda como transformar seus artesanatos em um negócio lucrativo com nosso guia completo.

Muitas pessoas fazem artesanato como uma forma de terapia. Mas se você gosta de atividades manuais e possui uma criatividade aflorada, saiba que é possível abrir sua própria loja e fazer da sua arte um negócio!

De acordo com dados do IBGE, o mercado de artesanato movimenta cerca de 50 bilhões por ano no país, sendo uma fonte de renda para aproximadamente 10 milhões de brasileiros. Pensando nisso, preparamos um artigo para você aprender como montar uma loja de artesanato e comercializar suas peças. Confira:

Controle suas Vendas com o Nex! Tenha um Sistema de Gestão Completo para sua Loja de Artesanato, conte com: Controle de Estoque, Cadastro de Produtos, Controle de Caixa, Troca ou Devolução e muito mais. Conheça outros recursos aqui.

Loja de artesanato: quais são os tipos existentes no mercado?

Para abrir sua loja de artesanato é preciso definir quais produtos serão oferecidos por você. Essa decisão irá ajudá-lo a decidir seu tipo de negócio.

No ramo do artesanato existem 5 tipos de lojas principais no mercado, são elas:

  • Loja com venda de produtos artesanais produzidos por você mesmo.
  • Loja com venda de produtos artesanais produzidos por outros artesãos.
  • Loja de materiais para artesanato: tesouras, pincéis, tecido, cola, etc.
  • Loja com tudo integrado: venda de artigos artesanais prontos e materiais para a criação de artesanatos. 
  • Loja de artesanato + ateliê: venda de artesanatos prontos e oficinas de arte.

Qual o investimento necessário para abrir uma loja de artesanato?

Os fatores principais que vão determinar o investimento necessário para abrir sua própria loja de artesanato são: o tipo, a estrutura e a localização do negócio.

Optar por abrir uma loja de artesanato com produtos feitos por você na garagem de sua casa, exige um investimento bastante diferente de abrir uma loja de materiais para artesanato no centro da cidade, por exemplo.

Por isso é tão importante definir antes o nicho com o qual deseja trabalhar e fazer uma análise prévia com todos os equipamentos e materiais necessários para abrir o negócio que você sonha.

Nos casos mais simples, é possível abrir uma loja de artesanato pequena com um investimento inicial abaixo de R$ 5 mil reais.

Ainda que seu objetivo final seja ter uma loja de artesanato grande e popular na sua região, pense na possibilidade de começar pequeno, mesmo que seja desde o seu quarto, o mais importante é dar o primeiro passo. 

A experiência adquirida e o trabalho duro vão ajudá-lo a crescer mais rápido. Comece agora!

Quais são os equipamentos essenciais para a loja de artesanato?

Antes de abrir sua loja, você precisa saber o que comprar para começar a fazer artesanato. Criamos uma lista com alguns equipamentos básicos para ajudar você:

  • Tesoura - disponha de mais de uma, com tamanhos e pontas diferentes.
  • Cola quente e cola branca.
  • Tintas.
  • Lixas - para massa, madeira e unhas.
  • Pincéis - de diferentes tamanhos e formatos.
  • Potes de plástico ou vidro - para dissolver tinta, cola ou verniz.
  • Caneta de retroprojetor e canetinhas coloridas.
  • Tecido.
  • Verniz.
  • Glitter.
  • Palitos de madeira.
  • Barbante.
  • Agulhas.
  • Linhas.

Use nossa lista apenas como uma base, nem todos os materiais listados serão necessários dependendo do seu tipo de artesanato. Portanto, adapte-a à sua necessidade.

Também não podemos esquecer dos materiais para o escritório, os principais são:

Como deve ser a estrutura de uma loja de artesanato?

A estrutura de uma loja de artesanato não precisa ser muito complexa, mesmo que ela esteja localizada em sua casa, fique atento para criar uma estrutura básica com a seguinte divisão:

  • Área para a exposição dos produtos: aqui serão necessárias prateleiras e expositores para deixar suas peças visíveis para os clientes. Você pode otimizar o espaço de sua loja com móveis multifuncionais ou retráteis.
  • Balcão e caixa: uma maneira de reduzir seus custos no início é integrando o balcão de atendimento com o caixa de sua loja. Garanta um bom espaço para que seu atendimento e a organização do ambiente não sejam prejudicados.
  • Estoque: separe um ambiente exclusivo para o armazenamento de materiais e outros produtos.
  • Banheiro
  • Copa: essa não é uma área obrigatória, mas se tiver a possibilidade de criar um ambiente para para fazer suas refeições, com microondas e freezer, pode economizar custos com refeições na rua todos os dias.

Passo a passo para montar uma loja de artesanato

Estude o mercado

Conhecer o mercado no qual você deseja entrar é essencial para a estratégia de qualquer negócio. Afinal, é a partir desse estudo que você vai saber se a sua ideia tem potencial.

Descobrir os concorrentes, definir seu público-alvo, conhecer fornecedores e entender onde há uma maior demanda são algumas das informações mais importantes que você vai descobrir com esse estudo.

Defina seu produto

Como falamos ainda no início, definir os produtos com os quais você vai trabalhar é uma das primeiras coisas a serem feitas.

O mercado de artesanato é muito amplo e abrange os mais variados tipos de peças, produzidas com materiais e finalidades diferentes.

Para decidir os produtos de sua loja existem dois caminhos:

Caso você crie os artesanatos que serão vendidos, opte por aqueles que você já domina a técnica e consegue fazer com qualidade. Com o passar do tempo você pode aperfeiçoar suas habilidades e aumentar seu mix de produtos.

Já se você for revender o trabalho de outros artesãos ou até mesmo materiais, observe quais são os produtos mais consumidos na sua região.

Não importa se você for vender vasos, tapetes, pinturas, mandalas ou móveis de pallets, apenas certifique-se que exista um público interessado em adquirir suas mercadorias.

Invista em personalização

Diferente do varejo tradicional, quando falamos em artesanato, uma de suas principais características é a exclusividade das peças.

Quem compra este tipo de produtos espera levar para sua casa algo que não vai encontrar em qualquer lugar. Por isso, é importante dar um toque especial e único em suas peças.

Além de oferecer peças diferentes e originais, invista em uma boa experiência do cliente. Isso quer dizer que a personalização não deve estar apenas na peça final, mas também em todo seu contato com o cliente, desde a divulgação dos produtos até o atendimento.

Crie uma boa base de clientes

Seu trabalho precisa ser conhecido pelas pessoas para ter um negócio bem sucedido. Mas como fazer isso sendo novo no mercado?

Nessa hora toda a ajuda é bem-vinda! Seus amigos e familiares conhecem seus produtos? Que tal convencê-los a divulgar seu trabalho em suas redes sociais pessoais para que suas peças tenham uma visibilidade maior?

A divulgação “boca a boca” ainda tem uma relevância muito grande e pode ser uma grande aliada na hora de criar uma base de clientes inicial.

No próximo tópico vamos falar mais sobre o uso de plataformas de venda online que, aliado a uma boa divulgação, também pode ser decisivo na hora de aumentar sua carteira de clientes.

Use plataformas de venda online

Existem diversas plataformas online que você pode usar de forma gratuita para divulgar seu trabalho e que possibilitam um alcance muito maior de seus produtos.

Você deve saber da popularidade do Instagram e do Facebook, mas eles não são as únicas plataformas online que você pode utilizar para atrair novos clientes.

Lembra do nosso primeiro passo? Se você seguir corretamente essa ordem, nessa etapa do jogo você provavelmente já sabe quem é o seu público-alvo, e esse é um fator determinante para definir suas estratégias de divulgação, inclusive quais tipos de plataforma usar para isso.

Se o seu público-alvo é mais jovem, o Tik Tok pode ser um dos melhores lugares para divulgar suas peças. Com pequenos vídeos do seu processo de criação você pode alcançar um número grande de pessoas através da plataforma.

Mas se de acordo com seu estudo, os seus clientes usam mais WhatsApp, por exemplo, um ótimo recurso gratuito a ser utilizado é o Catálogo Online de Produtos do Nex.

Com poucos cliques você cria sua loja de artesanato online com fotos, descrição e preço dos produtos! Depois de criar seu site, você pode divulgar seu link na biografia do Instagram, em sua página do Facebook, no status do WhatsApp ou até mesmo mandar diretamente para o contato de um cliente.

Personalize sua loja

Já falamos sobre o impacto positivo que a personalização dos produtos e a experiência dos clientes podem gerar, mas não podemos ignorar o ambiente de sua loja.

É importante que tudo esteja em harmonia: produtos, atendimento e decoração. Vamos combinar que uma loja de artesanatos com lustres caros ou até mesmo sem nenhum tipo de decoração iria contrastar um pouco com o restante, concorda?

Por isso, pense em formas legais de tornar seu ambiente único e acolhedor, independente do seu tamanho ou localização. Nada como entrar em uma loja que passe uma vibe boa e que combine com a proposta do negócio.

Alguns tópicos abaixo falamos de dicas de decoração mais pontuais para sua loja.

O mesmo conselho se aplica para suas redes sociais e o Catálogo Digital, pense em posts e fotos com um toque especial, criando uma identidade visual própria.

Diversifique as opções de pagamento

Embora hoje em dia existam métodos de pagamento inovadores e muito rápidos, como o pix, muitas pessoas ainda são adeptas do bom e velho boleto bancário.

Disponibilizar diversas opções de pagamento para seus clientes, aumenta as chances de fechar uma venda, principalmente se você pretende vender seus produtos para fora da sua cidade.

Afinal, com o grande número de golpes, muitas pessoas se sentem inseguras em passar seus dados pessoais e do seu cartão de crédito em sites online. Mas isso não pode impedir você de vender. 

Portanto, recomendamos oferecer o maior número de formas de pagamento possíveis.

Onde comprar artesanato para revenda?

Existem diversos sites no mercado onde é possível comprar artesanatos prontos para revenda. Conheça 3 opções a seguir:

Palácio da Arte

Nessa loja online é possível adquirir uma grande variedade de materiais artísticos e artesanatos.

Para facilitar sua busca, o site conta com um filtro personalizado para você encontrar os produtos desejados de acordo com suas preferências: marca, modelo, medida, cor, etc. Clique aqui para visitar a loja.

Elo7

Essa loja une diversas propostas de mercado em sua plataforma, o que a torna bastante versátil. Ela se dedica a cadastrar produtos e vendedores em sua plataforma, disponibilizando peças autorais e exclusivas.

Aqui você pode comprar artesanato pronto a preço de varejo, no atacado e até kits de artesanato. Para acessar o site, clique aqui.

Atacadão do Artesanato

Com entregas para todo o Brasil, o site oferece produtos e materiais diversos para revendedores de artesanatos, produtores de eventos e pessoas interessadas em decorar um ambiente em casa.

O pagamento pode ser realizado por depósito, boleto bancário ou cartão de crédito. Saiba mais aqui.

Como decorar loja de artesanato?

Antes de tudo é necessário planejar com bastante atenção como você quer decorar a sua loja. Pense em um tema que possa orientar todo o processo e criar um ambiente coerente e com um conceito definido.

Você prefere um ambiente mais rústico ou colorido? Com muitos produtos em exposição ou algo mais simples e organizado?

Uma dica para facilitar seu processo criativo é recorrer aos seus próprios produtos e torná-los parte de sua decoração!

Não se esqueça que seus produtos devem ser o destaque do ambiente, portanto, mesmo que você deseje um espaço mais colorido e alegre, evite que as paredes e os móveis tenham cores muito vibrantes. 

Em vez disso, prefira cores claras e lisas para o fundo e traga a parte colorida em seus produtos. Plantas também são uma ótima forma de trazer um toque colorido, mas de forma sútil para sua loja.

Também é necessário ter cuidado com a iluminação do ambiente, ela deve ser forte o bastante para que todos seus produtos possam ser bem vistos pelos consumidores. 

Para criar uma atmosfera ainda mais atraente e aconchegante, pense em fatores como cheiro e som.

Pensando no aroma do ambiente, você pode usar seus produtos de venda para isso, como sachês ou velas perfumadas. Além de criar um ambiente agradável, também serve como propaganda de seus produtos.

Já em relação ao som, opte por músicas calmas ou melodias, como sons instrumentais de flauta, violão ou natureza.

Ideias de nomes criativos para lojas de artesanato

Escolher o nome de loja de artesanato pode ser uma das etapas mais complicadas. Afinal, nos momentos que mais precisamos, nossa criatividade nos deixa na mão muitas vezes.

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas que podem ajudar você:

Defina a palavra-chave principal da sua loja e use-a no nome.Se você vai trabalhar com bordados, essa pode ser a palavra principal, para completar o nome da loja você pode usar o seu nome.

Por exemplo: Bordados da Cá.

Outra ideia é utilizar palavras em outro idioma, como inglês ou espanhol.

Por exemplo: Colores Artesanales.

Nessa estratégia existem dois pontos de muita atenção:

1º: O nome ainda precisa ser de fácil pronúncia e entendimento. Se os clientes não lembrarem o nome da sua loja, como vão procurar nas redes sociais ou indicar para amigos?

2°: Tenha cuidado e garanta que o significado daquela palavra está correto, você não gostaria de escolher uma palavra em japonês pensando que é “arte” e depois descobrir que significa “frango”, né?

Mas se mesmo com essas dicas não veio nada a sua mente, não se desespere. Existem ferramentas que geram nomes automaticamente. Para acessar o Gerador de Nomes Comercial Grátis, clique aqui.

Como definir o logo para loja de artesanato?

O logo é a representação gráfica da sua marca, é através dele que o consumidor irá reconhecer a sua loja.

As possibilidades para criar um logo para artesanato são infinitas, pode ser um desenho, uma foto ou somente o nome da sua loja.

Para economizar no investimento, existem ferramentas gratuitas que você pode utilizar para criar seu logo completamente personalizado em minutos, uma das plataformas mais conhecidas para isso é o Canva.

Basta acessar o site e selecionar o tipo de design “logotipo“, em seguida, escolha seu layout preferido direto da biblioteca de criações da página.

Depois você pode fazer o upload de uma de suas fotos ou escolher entre as opções disponíveis no site, editar as imagens, ajustar o texto, adicionar filtros e pronto! Seu logo está criado.

Veja um exemplo que fizemos no site de forma 100% gratuita:

Para criar o seu logo, clique aqui.

Tenha Controle Total de sua Loja de Artesanato, use o Nex. Simplifique sua rotina com Controle de Vendas, PDV, Impressão de Etiquetas, Sistema de Fidelidade e mais. Baixe Grátis

Conclusão

Agora que você já conhece nosso guia completo, o que está esperando para abrir sua loja de artesanato?

Lembre-se que o começo de qualquer negócio é um pouco mais difícil, mas não deixe que isso desestimule você. Paciência e constância são palavras-chave nessa etapa.

Deixe sua experiência aqui nos comentários e compartilhe também suas dúvidas ou sugestões.

Muito sucesso em seu novo negócio e boas vendas!

O que você vai encontrar nesta leitura:

Camila

Olá, meu nome é Camila Upegui! Estou aqui para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão de seu negócio. Toda semana vou trazer novos conteúdos cheios de dicas para facilitar sua rotina e ajudar seu comércio a crescer. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar!

Conheça o Programa Nex

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

COMPARTILHE

Conheça o Programa Nex

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também: