Empresa sustentável: o que é, como montar e onde investir

Continue crescendo economicamente de forma sustentável e destaque-se da concorrência

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

A crescente preocupação da população com o meio ambiente está refletindo em sua maneira de consumir. 

Muitas pessoas dão prioridade para empresas que possuam responsabilidade socioambiental e uma gestão responsável dos recursos naturais.

Por isso, é muito importante que as empresas estudem o conceito de sustentabilidade e busquem maneiras de integrá-lo à sua estratégia diária. 

Aprenda mais sobre o conceito de empresa sustentável, alguns exemplos para te inspirar e ideias para incorporar ao seu negócio atual.

Veja o que você vai aprender no texto:

  • Qual é o conceito de uma empresa sustentável?
  • Como tornar uma empresa sustentável?
  • Qual a importância de uma empresa com desenvolvimento sustentável?
  • Quais as vantagens competitivas de uma empresa sustentável?
  • Exemplos das empresas mais sustentáveis no mundo
  • Ideias de onde investir
  • Como divulgar

Boa leitura! 

Qual é o conceito de uma empresa sustentável?

Qual é o conceito de uma empresa sustentável

Para ser considerada uma empresa sustentável, é necessário muito mais do que apenas obedecer às normas ambientais. 

A sustentabilidade empresarial refere-se a um conjunto de ações adotadas pelas empresas para atuar de maneira consciente, respeitando o meio ambiente e colaborando para o desenvolvimento da sociedade na qual está inserida. 

O conceito de empresa sustentável baseia-se em 3 pilares: ambiental, social e econômico

No primeiro pilar é possível a criação de ações que minimizem os impactos negativos ao meio ambiente, de acordo com o ramo de atividade do negócio. 

Já no âmbito social, o objetivo é proporcionar qualidade de vida às pessoas dentro e fora da empresa. 

No aspecto econômico, o foco continua sendo a lucratividade da empresa, contudo, o objetivo final não pode deixar de fora o cuidado com os recursos naturais ou a preocupação com seus colaboradores e a sociedade externa.

Gerencie seu negócio de forma simplificada com o Nex, um software de gestão completo para seu comércio! Conte com recursos como PDV, Controle de Estoque, Cadastro de Fornecedores, Relatórios e muito mais. Conheça todos os recursos aqui.

Como tornar uma empresa sustentável?

Como tornar uma empresa sustentável

É possível tornar sua empresa sustentável com ações simples que fazem toda a diferença.  

A primeira dica é criar transparência em seus processos, quando o público tem acesso à maneira como são fabricados os produtos que ele consome, cria-se uma relação de proximidade do consumidor com a marca, com mais empatia e confiança.

Pequenas mudanças como reduzir o consumo de água e energia, evitar impressões desnecessárias, optando por sistemas de documentação eletrônica e diminuir o uso de descartáveis, incentivando os colaboradores a usarem sua própria caneca e utensílios, por exemplo, trazem um impacto ecológico muito positivo para o meio ambiente.

Analisar seus fornecedores e preferir trabalhar com aqueles que possuam certificações ambientais também pode ser um diferencial para você. O descarte correto dos resíduos gerados em seu negócio também é fundamental para tornar-se sustentável. 

Não se esqueça de envolver toda sua equipe, a conscientização de todos é essencial para o sucesso da empresa.

Qual a importância de uma empresa com desenvolvimento sustentável?

Como falamos anteriormente, com o aumento dos danos ambientais ao longo dos anos, os clientes estão se tornando cada vez mais conscientes sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Ter um desenvolvimento sustentável dentro de uma empresa, além de proteger o meio ambiente, faz com que a imagem que o negócio transmite a seus clientes mude de maneira positiva, atraindo novos clientes e favorecendo o crescimento do negócio a longo prazo.

Quais as vantagens competitivas de uma empresa sustentável?

Quais as vantagens competitivas de uma empresa sustentável

Colaboradores e consumidores estão atrás de empresas que tenham valores semelhantes aos seus, o foco em sustentabilidade dentro das empresas permite que cada vez mais pessoas se identifiquem com ela, o que impacta positivamente a valorização da imagem e da marca de um negócio.

Com isso, surgem algumas vantagens competitivas, como a possibilidade de diferenciação dentro do mercado, criando espaço para a expansão em outros segmentos.

Outra vantagem é em relação aos custos, quando ações sustentáveis são aplicadas dentro das empresas, ocorre uma redução nos custos de produção e economia nos processos das empresas.

Mais um ponto a ser destacado, é que empresas sustentáveis tendem a inovar mais que as empresas tradicionais, sempre procurando novas tecnologias e inovando em seus produtos, tornando muito mais fácil a fidelização e a atração de clientes.

Exemplos das empresas sustentáveis no mundo

Exemplos das empresas sustentáveis no mundo

- Natura

A Natura é uma empresa brasileira de cosméticos reconhecida mundialmente por suas ações sustentáveis, tornando-se um grande case de sucesso nacional. Para ajudar na causa socioambiental, a empresa utiliza boas estratégias de marketing e projetos colaborativos com comunidades tradicionais. 

A empresa realiza parcerias com produtores rurais que possibilitam a exploração consciente e o manejo controlado de algumas riquezas naturais do país, como: erva doce, castanha do pará, entre outros.

Outra ação realizada pela empresa foi a substituição do polietileno convencional, por polietileno verde, composto por cana-de-açúcar, diminuindo assim os impactos ambientais.

- Banco do Brasil

Classificado em 8º lugar no Top 100 empresas mais sustentáveis do mundo, em 2019, a instituição bancária foi pioneira em ser abastecida por meio de energia solar.

Na cidade de Porteirinha, norte de Minas Gerais, uma usina solar com capacidade de geração de 14 GWh foi construída para realizar o abastecimento de 100 agências do banco localizadas no estado mineiro, permitindo uma economia de R$ 80 milhões em 12 anos. 

A usina, além de reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) em mil toneladas por ano, também possibilitará uma redução de 58% no valor da conta de luz das agências bancárias favorecidas no estado.

- Unilever

A Unilever é uma multinacional anglo-holandesa que possui diferentes produtos e marcas bastante conhecidos pelos clientes no país e é considerada uma das líderes mundiais quando se trata de empresas sustentáveis.

A empresa criou um Plano Anual de Sustentabilidade que está centrado em três grandes áreas: saúde e bem-estar, meio ambiente e melhores condições de vida e trabalho. 

Além disso, também há um grande enfoque por parte da organização na redução dos gases de efeito estufa gerados durante a produção de seus produtos nas fábricas.

- Samsung

A multinacional da Coreia do Sul possui uma grande preocupação em relação à sustentabilidade, a empresa possui projetos de reciclagem, uso de novos materiais e energia renovável, além de programas de gestão sustentável, para administrar cada passo de seu processo produtivo.

A Samsung reaproveita grande parte dos materiais utilizados e realiza o descarte de maneira correta, mostrando que é possível crescer e respeitar os recursos naturais. 

Mas não para por aí, a empresa também tem como foco criar valores sociais e gerar impacto sobre seus clientes, funcionários e fornecedores através de projetos de educação e inclusão social.

Ideias de onde investir

Ideias de onde investir

Se você é dono de um pequeno comércio, provavelmente muitas ações aplicadas pelas grandes empresas são inviáveis para você, mas saiba que elas podem se tornar uma inspiração e, com pequenos ajustes, é possível inserir seu negócio em um mercado mais sustentável.

Conheça três tipos de negócios sustentáveis para investir ou incorporar ao seu comércio:

Restaurantes orgânicos, vegetarianos e veganos

A alimentação natural está atraindo um público cada vez maior. Quanto maior a especificidade, maior as chances de sucesso. 

Por exemplo, o foco em alimentos orgânicos é mais abrangente entre os três tipos citados acima. Isso porque vegetarianos e veganos são naturalmente adeptos dos alimentos orgânicos. 

Essa definição inclui também os carnívoros, uma vez que já se encontra no mercado opções de carne consideradas orgânicas. A definição de orgânico está baseada no processo de produção do alimento.

As definições de vegetarianos e veganos estão relacionados ao tipo de alimento. Vegetarianos basicamente não comem carne. Já os veganos não consomem nenhum alimento de origem animal, incluindo ovos e leite.

Em cada opção de restaurante você encontrará desafios e vantagens com uma relação muito próxima. Quanto maior o desafio em oferecer o produto, menor o número de concorrentes.

Materiais de limpeza biodegradáveis

Outro ramo com quase nenhuma concorrência. Você pode optar por produzir ou simplesmente ser distribuidor de marcas consolidadas no mercado nacional. 

As vantagens desses produtos vão além das matérias-primas naturais. São produtos antialérgicos e, por isso, abrangem não só o público consciente, mas o público específico que sofre com o uso dos produtos convencionais. 

Geralmente são muito eficientes e não agridem as superfícies onde são utilizados, pois não possuem matéria-prima corrosiva em sua composição.

Cosméticos naturais

Assim como no exemplo acima, você pode optar por produzir ou revender marcas consolidadas. Seja qual for a opção, lembre-se que seu público abrange também as pessoas alérgicas aos cosméticos convencionais. Essa é uma boa opção para incorporar ao comércio que já oferece os produtos convencionais.

Existem muitas empresas nacionais que produzem desde maquiagem até óleos essenciais. Por isso, não vamos citar aqui. 

Faça uma pesquisa pelas diversas opções digitando “cosméticos naturais revenda” na internet e defina as mais adequadas para investir de acordo com seus interesses..

Como divulgar

Como divulgar

Assim como é difícil encontrar seu público, pense em como esse público sofre para encontrar produtos e serviços disponíveis no mercado. Esse público é composto por consumidores muito engajados e informados, ética e clareza são fundamentais. 

Nem pense em oferecer um produto ou serviço que não respeite todo o processo de fabricação, sem agressão ao meio ambiente e uso de matérias-primas naturais. Isso pode trazer prejuízo sobre a imagem de sua marca e refletir na parte financeira do negócio. 

Além de informado, esse tipo de público geralmente organiza-se em grupos, para trocar ideias sobre qualidade e onde encontrar, e é aí que entra sua divulgação. 

Procure por grupos em redes sociais e feiras orgânicas para divulgar seus produtos e serviços. Isso vale também se você vai somente incorporar esses produtos ao seu negócio convencional, criando um “Setor Natural”. Aproveite sua clientela para deixar isso bem visível.

Se você vai representar alguma empresa já existente, como as citadas no setor de materiais de limpeza, saiba que eles próprios divulgam os locais onde o cliente pode encontrar seus produtos.

Outro ponto a ser pensado é no delivery. Esse é um público que está distribuído e, por isso, oferecer entrega em domicílio vai diminuir a distância entre você e seu consumidor e ajudá-lo a fidelizar esse cliente.

Para ter uma empresa sustentável é necessário uma gestão eficiente do negócio. O Nex é um sistema de gestão criado para simplificar sua rotina. Tenha disponível recursos como PDV, Catálogo Digital com Pedido Online, Cadastro de Pedidos, Cadastro de Fornecedores e mais! Baixe Grátis.

Conclusão

Aqui você conheceu um pouco mais sobre o conceito de empresa sustentável, viu algumas maneiras de começar a incorporar o conceito em seu negócio e como grandes empresas usam a sustentabilidade a seu favor. 

Tenha um negócio sustentável e torne-se uma referência. Agora é com você!

Siga as dicas e não deixe de acompanhar nosso blog! Gostou do texto? Deixe seu comentário.

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Camila Upegui

Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se