Automação de processos: quais os benefícios para seu negócio?

Saiba como aumentar a produtividade do seu negócio e ter uma rotina mais dinâmica com a automação de processos.

Acompanhe todas as novidades. Assine nossa newsletter!

Inscreva-se

O que você vai ver nesse texto:

A automação de processos em um negócio surge para facilitar sua rotina, ajudando a realizar tarefas de uma forma mais prática e fácil, além de ajudar na tomada de decisão e torná-la mais eficiente.

Muitos comerciantes quando empreendem acabam assumindo as tarefas de diferentes áreas do seu negócio. 

Assim, tornam-se gestores e funcionários ao mesmo tempo, e precisam desempenhar múltiplas funções de uma só vez.

Neste texto você vai aprender o que é automação de processos, todos os seus benefícios e como aplicá-la em seu negócio. 

Deixe de lado o papel e a caneta, e faça da tecnologia o maior aliado do seu negócio! Confira:

O que é e como funciona a automação de processos?

O que é e como funciona a automação de processos

Você certamente já utilizou a tecnologia a seu favor, sabe quando é preciso procurar a disponibilidade de um item em seu estoque e em vez de ir até os fundos da loja para procurá-lo, você faz a busca pelo computador? 

Isso é automação de processos! Atividades que demandam maior tempo acabam se tornando muito mais práticas e fáceis de serem executadas.

A automação de processos consiste em aliar-se à tecnologia e usar a integração de sistemas e dados para otimizar o fluxo de trabalho do seu negócio. 

Assim, transformando diversas atividades realizadas de forma manual em atividades automatizadas, com o mínimo de intervenção humana possível.

Simplifique a gestão do seu comércio e automatize seus processos com os recursos do Nex! Conte com PDV gratuito, Cadastro de Produtos e Fornecedores, Controle de Estoque, Relatórios Financeiros e mais. Baixe o Nex grátis!

Mas o que pode ser automatizado?

Em qualquer tipo de negócio sempre vão existir diversos processos que podem ser automatizados, alguns mais simples e outros mais complexos. 

Nas grandes empresas, existem máquinas que podem substituir quase que completamente a atividade humana, como nas indústrias, mas quando falamos de pequenos empreendimentos, você sabe como fazer uma automação comercial?

Existem diversas tarefas que podem ser automatizadas em seu comércio e facilitar muito mais seu dia a dia, como: emissão de notas fiscais, controle de estoque, controle de pedidos, orçamentos, controle de vendas e ainda parar de gastar tempo analisando dados e fazendo cálculos manuais para analisar as métricas do seu negócio, com a automação é possível gerar relatórios de forma automática.

Com os Relatórios e Estatísticas do Nex você acompanha de perto o que acontece em seu negócio, gere relatórios de: Faturamento, Vendas, Fornecedores, Contas a Pagar e mais. Conheça os relatórios do Nex aqui

Quais os benefícios da automação de processos?

Quais os benefícios da automação de processos

A  automatização de processos melhora a experiência do cliente, facilita o trabalho dos comerciantes e é uma importante vantagem competitiva para o seu negócio, descubra mais benefícios: 

- Processos padronizados

Um dos benefícios mais importantes da automação é que ela permite a padronização de tarefas de forma mais eficaz. 

A padronização de produtos e serviços é fundamental nos dias de hoje para ter sucesso no mercado. 

Com a automação das tarefas, diminui-se o risco de erros e falhas que podem ser ocasionados pelo fator humano, dessa forma, é possível manter a qualidade em todas as atividades realizadas.

- Informações centralizadas

A automação permite um controle maior dos processos de seu comércio, uma vez que todas as informações ficam centralizadas e organizadas em um único lugar.

Usar um software de gestão facilita o acesso às informações que você precisa de forma rápida, sendo possível consultar os dados a qualquer momento. 

Integrar todos os setores do seu negócio como financeiro, estoque e vendas permite uma gestão mais segura e eficiente.

- Tomada de decisões mais assertiva

A automação de processos contribui para a otimização da tomada de decisão, tornando-a mais assertiva já que, com a diminuição de erros, os dados são mais confiáveis.

Com um controle de estoque automatizado, por exemplo, é possível saber quando comprar um determinado item antes que falte no estoque e qual é a quantidade adequada de acordo com o giro daquele produto.

- Aumento da produtividade

Automatizar significa aumento da produtividade, quando se automatizam os processos de um negócio, reduz-se de maneira considerável o tempo necessário para a execução das tarefas.

Com essa economia de tempo e redução das atividades manuais, é possível focar em outras ações mais estratégicas que melhorem o resultado de suas vendas.

- Redução de custos

A redução de custos é uma realidade para quem opta pela automação de processos. Além de ter menos despesas com o quadro de funcionários, a diminuição de tempo gasto com cada tarefa também reduz o uso de recursos.

Com o Controle de Data de Validade do Nex, é possível que lojas que trabalham com produtos perecíveis, tenham um controle maior de seus produtos e realizem ações como promoções dos produtos que estão prestes a vencer, evitando que parte do dinheiro investido no estoque seja perdido.

Todos esses benefícios que citamos aqui colaboram para que, ao final, seu negócio seja considerado mais competitivo em relação aos concorrentes.

Como implantar a automação de processos no seu negócio?

Agora que você já sabe todos os benefícios que a automação de processos pode proporcionar, chegou a hora de descobrir como implantá-la em seu negócio:

- Mapeamento dos processos

Antes de optar pela automação de processos é necessário mapear todas as tarefas para entender quais podem ser automatizadas e como isso será realizado.

Entender o fluxo de trabalho e quais etapas estão interligadas é fundamental para uma automação de processos eficiente.

- Treinamento da equipe

Caso você possua funcionários trabalhando com você, é importante realizar um treinamento com sua equipe para que entendam as mudanças nos processos operacionais em seu negócio.

Se um sistema de gestão for implantado no comércio, por exemplo, realize um treinamento completo com seus funcionários para ensinar as principais funcionalidades do software e faça simulações com eles para se habituarem ao novo processo e evitar erros durante os processos.

- Analise os resultados

Embora a automação de processos traga maior segurança, é importante monitorar os resultados periodicamente após a implementação da automação porque talvez a automação possa exigir algumas adaptações ou otimizações no futuro.

Defina e acompanhe os principais parâmetros e faça alterações caso necessário, assim é possível garantir que a automação proporcione sempre os melhores resultados.

Como encontrar a solução que mais combina com o seu negócio?

Como encontrar a solução que mais combina com o seu negócio

Para saber qual é a solução ideal para o seu comércio, é necessário saber quais são suas necessidades. Faça um levantamento de todas as tarefas que são desempenhadas em sua loja e observe qual delas com a automação trariam mais benefícios e facilidades para a sua rotina.

Com um software de gestão é possível automatizar diversas tarefas do seu dia a dia, deixando seu trabalho mais fácil e rápido por um preço mais acessível.

Centralize todas as informações do seu negócio no Nex. Com recursos como PDV, Cadastro de Cliente e Produtos, Controle de Estoque e Vendas, Catálogo de Produtos com Pedido Online, Relatórios Financeiros e mais. Conheça as soluções do Nex!

Conclusão

Agora que você já sabe como a automação pode facilitar a sua rotina e trazer diversos benefícios para o seu negócio, chegou a hora de esquecer o papel e a caneta, e fazer da tecnologia um aliado do seu negócio! 

Tenha uma gestão mais eficiente e otimize seu tempo com a automação de processos. E você, já aplica a automação em seu negócio? Deixe seu comentário e continue acompanhando nosso blog!

Receba conteúdos pensados exclusivamente para a gestão da sua loja!

Inscreva-se
Camila Upegui

Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!

No items found.

Fique de olho 👀

Heading

Heading

Heading

Acompanhe todas as novidades!

Nosso foco é ajudar pessoas a simplificarem a gestão das suas lojas. Seja avisado sobre nossas postagens clicando abaixo.

Inscreva-se