Voltar ao Início do Blog
Estoque

Estoque parado: descubra como evitar prejuízos com produtos sem giro

Produtos parados no estoque podem ser um problema! Descubra algumas formas de fazer essas mercadorias girarem e voltarem a trazer lucro!

O que você vai encontrar nesse texto:

Estoque parado é prejuízo! 

Isso parece tão óbvio, mas tem muita gente que sofre com esse problema.

Todo comerciante entende que o fluxo de entrada e saída de produtos é fundamental para o sucesso do negócio. 

Mas em muitos comércios, o estoque é tratado como um ‘triângulo das bermudas’, em que não se sabe quando determinada mercadoria entrou e nem o porquê ela está lá por muito tempo. 

Isso faz com que a empresa entre numa espiral de declínio, que pode levá-la para uma situação financeira bastante difícil.

Afinal, quando um produto permanece ‘parado’ por muito tempo no estoque, o comércio acaba ficando sem capital de giro e fica prejudicada a compra de novas mercadorias. 

Neste caso, os gestores precisam elaborar planos estratégicos para movimentarem esses produtos e operarem com um saldo positivo e com um capital de giro suficiente. 

A seguir, descubra o que fazer com os produtos sem giro do seu comércio.

Estoque parado: como uma boa gestão de negócio pode ajudar

Estoque parado: como uma boa gestão de negócio pode ajudar

Descubra os recursos do NEX para uma gestão completa e eficaz!

Quais os riscos de ter um estoque parado?

- Baixo faturamento

Como eu mencionei anteriormente, o acúmulo de produtos sem movimento no estoque resultará na redução do capital de giro. 

Com o risco até mesmo de a empresa passar a ter esse valor negativo e assim afetar drasticamente sua saúde financeira. 

Isso poderá ocorrer quando se gasta um volume excessivamente alto num produto que se revela mais difícil de vender do que o imaginado, sendo necessários ainda mais gastos para a manutenção dessa mercadoria no estoque. 

O principal problema disso será a dificuldade no pagamento das contas e fornecedores, que nos leva ao próximo tópico.

- Aquisição de dívidas

Aquisição de dívidas estoque parado

Por menos otimista que isso possa soar, você pode encarar o problema das dívidas como um ciclo vicioso: quanto mais déficit você acumula, mais ajuda precisará das instituições financeiras através dos empréstimos, e mais juros terá que pagar para quitar as dívidas. 

Não estou ignorando a importância que o recurso do empréstimo tem para pequenos e microempresários, mas, num país como o Brasil em que os juros são bem altos, é bom não abusar. 

Então, manter um bom controle de estoque é essencial para deixar o pagamento das contas e fornecedores em dia, e evitar esses problemas.

- Custos com estrutura

Se a mercadoria tem baixo giro e fica muito tempo parada no estoque, não será apenas o dinheiro da venda que o lojista estará perdendo por não vender o produto. 

Afinal, a manutenção do espaço físico de armazenagem requer tempo e dinheiro dos funcionários que desempenham essa função e, se houver grande acúmulo, serão necessários gastos inclusive para a ampliação do estoque. 

Além disso, o lojista terá de arcar com custos de refrigeração, desumidificação ou afins, a depender do tipo de produto, que vão pesando no bolso conforme o tempo de conservação se estica.

- Perda de produto

Por mais que sejam feitos esforços, para muitos produtos o tempo é imbatível: haverá estragos ou perdas

No caso de mercadorias perecíveis e daquelas que necessitam de condições específicas para manutenção, as perdas serão mais comuns; seja pela expiração da data de validade, seja por efeitos de umidade ou temperatura. 

Mas também pode ser bem comum a perda de produtos em segmentos distintos e sazonais, como o da moda, em que determinadas peças têm demanda somente em estações específicas do ano, ocupando espaço extra no estoque durante todo o período restante. 

Por isso é importante que, para além de verificar e manter o controle do estoque frequentemente, você também entenda os desejos e necessidades do seu público-alvo.

Como eliminar o estoque parado?

- Analise todas as mercadorias

 Analise todas as mercadorias estoque parado

Antes de tudo, é importante lembrar que comércios com gestão ineficiente deixam as mercadorias acumulando poeira no estoque, enquanto boas empresas sempre buscam formas de contornar os prejuízos causados por produtos que não foram vendidos. 

Por isso, ao constatar que sua empresa está com estoque parado e produtos sem giro, a primeira ação que você deve tomar é analisar todos os itens.

Classifique-os por preço, quantidade, espaço ocupado no estoque e data de validade (se o seu comércio trabalhar com produtos alimentícios ou outros que têm curto tempo de validade). 

Com esses dados em mãos, você poderá se reunir com a sua equipe e buscar novas maneiras de vendê-los para o público. 

Isso certamente evitará que seu comércio perca produtos e veja o investimento feito para comprá-los indo diretamente para o ‘lixo’.

- Planeje e realize promoções

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, fazer uma promoção não significa perder dinheiro ou vender mais barato, e sim fazer o estoque girar. 

Com promoções, você conseguirá se livrar daquele estoque que está parado há muito tempo, garantir a entrada de recursos no caixa e otimizar o capital de giro.

Além de dar descontos, é importante que a empresa também incentive a venda através de um outro produto, numa espécie de ‘combo’.

Dar um destaque especial ao produto sem giro no seu catálogo de produtos também pode chamar a atenção do seu cliente para a promoção que você está oferecendo.

Aproveitar as datas comemorativas e as festas de fim de ano também pode ser uma boa ideia para se livrar do estoque sem giro. 

Vale também fazer com que o comércio participe de dias importantes de venda no país, como a Black Friday

Lembre-se que é mais importante fazer o dinheiro girar, mesmo diminuindo a margem de lucro dos produtos, do que manter a mercadoria parada, gerando custos no estoque da empresa.

- Dê um novo destino aos seus produtos

Se mesmo com promoções você ainda não conseguiu vender todos os produtos com baixo giro, a melhor alternativa agora é incluí-los como brindes em outras compras. 

Apesar da medida não reduzir os prejuízos e não gerar ganhos financeiros, ela poderá ser uma forma do comércio dizer ‘obrigado’ aos compradores. 

Isto certamente chamará a atenção do público, o que pode trazer um grande diferencial para o negócio e até estimular novas compras.

- Procure estimular toda a equipe

Procure estimular toda a equipe estoque parado

Quando bem estimulados, os funcionários da sua empresa podem alcançar resultados surpreendentes. 

Daí a importância de traçar objetivos alcançáveis e incentivá-los a baixar os níveis do estoque e bater metas de vendas. 

Afinal, os investimentos feitos para estimular a equipe a acelerar a saída de um produto sem giro são muito menores do que as perdas que o comércio terá ao reduzir o preço final.

Que outras estratégias você utiliza para se livrar dos produtos sem giro no seu comércio?

Compartilhe-as com a gente ou deixe suas dúvidas relacionadas a este assunto nos comentários!

3 dicas para evitar estoque parado no futuro

3 dicas para evitar estoque parado no futuro

- Seja assertivo em suas estratégias (planejamento)

Aqui vai uma dica para você, pequeno comerciante: tente usar sua intuição e criatividade para outras ações do seu negócio, mas não em atividades gerenciais como o controle de estoque! 

Um erro muito comum de vários empreendedores é realizar os pedidos com base no “feeling”, no que acham que venderá mais. 

Mas é claro que a possibilidade de erro desse “sexto sentido” empresarial é bem grande. 

Então, é preciso bastante organização e planejamento para monitorar o que entra e sai do seu estabelecimento.

E, assim, poder ditar seus futuros passos, como os próximos pedidos aos fornecedores, a criação de promoções e combos, ou ações voltadas aos produtos de maior giro.

- Faça pesquisas de mercado

Em conformidade com o que eu mencionei no tópico anterior, as pesquisas de mercado e de público-alvo são outras maneiras ótimas de se opor à intuição e realmente entender do que o seu negócio precisa. 

Com elas, você poderá acompanhar as mercadorias que estão sendo mais vendidas pelos concorrentes, e saber mais de perto as dores e necessidades da sua clientela. 

Para saber mais sobre esse tema, eu recomendo os seguintes textos do blog:

- Mantenha um controle eficiente do seu estoque

Como eu destaquei durante todo o texto, é imprescindível ter consciência da entrada e saída dos produtos na sua empresa, para que você evite mercadorias sem giro no estoque e todos os problemas que virão junto com isso. 

Assim, você poderá nortear suas próximas ações, como por exemplo: se for constatado que certos produtos vem tendo baixo giro nos últimos meses, você poderá pedi-los aos fornecedores de forma mais espaçada. 

Já no caso das mercadorias que estão vendendo muito, os pedidos terão que ser agilizados. 

Para facilitar a sua vida durante o processo, os sistemas de gestão são ótimas opções se você quiser ter sempre um bom controle do estoque. 

O Programa NEX é um deles, e conta com recursos completos como Conferência de Estoque, Valor Total em Estoque, Histórico de Movimentação de Estoque, Controle de Data de Validade, e muitos outros.

Conheça os planos do NEX agora mesmo e evite prejuízos com estoque parado!

Conclusão

conclusão estoque parado

Durante a leitura, você aprendeu sobre os riscos que o estoque parado pode oferecer à empresa, como vender os produtos que acabaram nessa condição, e, por fim, como evitar que esse cenário ocorra no seu negócio. 

Para se livrar dos produtos sem giro nas suas prateleiras, eu mostrei que as promoções acabam sendo ótimas ferramentas. 

Saiba mais sobre como criar promoções eficientes através destes três outros textos do blog: 

Já se você quiser ainda mais dicas sobre como manter uma boa organização do seu estoque, tenho uma boa notícia: há uma categoria inteira no blog só para isso! 

Então clique aqui para acessá-la e se tornar especialista no assunto.

E então, depois desse texto você se sente mais preparado para colocar os conselhos em prática e gerir melhor o estoque das suas mercadorias? 

Conte pra gente! Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de escrever nos comentários.



Bruno Silva

Oi, meu nome é Bruno Silva! Estou aqui para facilitar o modo como você, pequeno comerciante, gere o seu negócio. Vou escrever sobre suas principais necessidades e demais assuntos ligados ao seu cotidiano. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, pode enviar! Será um prazer receber seu comentário.

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja!

Download Grátis

Deixe seu comentário!

COMPARTILHE

Fique por dentro!

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos como este

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!

Conheça o Programa NEX

O NEX é um sistema de gestão comercial completo para sua loja! Fácil de implantar, Simples de Usar e com todo o Suporte que você precisar.

Download Grátis
Central de Ajuda

Para dúvidas sobre o Programa NEX ou Suporte Online...

Acesse a Central de Ajuda
Veja também:

Inscreva-se no Blog

Junte-se à comunidade e receba gratuitamente novidades
e dicas sobre estoque, nota fiscal, gestão e muito mais!

Obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Desculpe, alguma coisa não deu certo. Por favor, tente novamente!