Produtos parados no estoque podem ser um problema! Descubra algumas formas de fazer essas mercadorias girarem e voltarem a trazer lucro!
Pelos empreendedores, já é sabido que o fluxo de entrada e saída de produtos é fundamental para o sucesso do negócio. Mas em muitos comércios, o estoque é tratado como um ‘triângulo das bermudas’, em que não se sabe quando determinada mercadoria entrou e nem o porquê ela está lá por muito tempo. Isso faz com que a empresa entre numa espiral de declínio, que pode levá-la para uma situação financeira bastante difícil.
Afinal, quando um produto permanece ‘parado’ por muito tempo no estoque, o comércio acaba ficando sem capital de giro e o empreendedor impedido de comprar novas mercadorias. Neste caso, os gestores precisam elaborar planos estratégicos para movimentarem esses produtos e operarem com um saldo positivo e com um capital de giro suficiente. A seguir, descubra o que fazer com os produtos sem giro do seu comércio.
Antes de tudo, é importante lembrar que comércios com gestão ineficiente deixam as mercadorias acumulando poeira no estoque, enquanto boas empresas sempre buscam formas de contornar os prejuízos causados por produtos que não foram vendidos. Por isso, ao constatar que sua empresa está com produtos sem giro no estoque, a primeira ação que você deve tomar é analisar todos os itens.
Classifique-os por preço, quantidade, espaço ocupado no estoque e data de validade (se o seu comércio trabalhar com produtos alimentícios ou outros que têm curto tempo de validade). Com estes dados em mãos, você poderá se reunir com a sua equipe e buscar novas maneiras de vendê-los para o público. Isso certamente evitará que seu comércio perca produtos e veja o investimento feito para comprá-los indo diretamente para o ‘lixo’.
Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, fazer uma promoção não significa perder dinheiro ou vender mais barato, e sim fazer o estoque girar. Com promoções, você conseguirá se livrar daquele estoque que está parado há muito tempo, garantir a entrada de recursos no caixa e otimizar o capital de giro.
Além de dar descontos, é importante que a empresa também incentive a venda através de um outro produto, numa espécie de ‘combo’.
Dar um destaque especial ao produto sem giro no seu catálogo de produtos também pode chamar a atenção do seu cliente para a promoção que você está oferecendo.
Aproveitar as datas comemorativas e as festas de fim de ano também pode ser uma boa ideia para se livrar do estoque sem giro. Vale também fazer com que o comércio participe de dias importantes de venda no país, como o Black Friday. Lembre-se que é mais importante fazer o dinheiro girar, mesmo diminuindo a margem de lucro dos produtos, do que manter a mercadoria parada, gerando custos no estoque da empresa.
Se mesmo com promoções você ainda não conseguiu vender todos os produtos com baixo giro, a melhor alternativa agora é incluí-los como brindes em outras compras. Apesar da medida não reduzir os prejuízos e não gerar ganhos financeiros, ela poderá ser uma forma do comércio dizer ‘obrigado’ aos compradores. Isto certamente chamará a atenção do público, o que pode trazer um grande diferencial para o negócio e até estimular novas compras.
Quando bem estimulados, os funcionários da sua empresa podem alcançar resultados surpreendentes. Daí a importância de traçar objetivos alcançáveis e incentivá-los a baixar os níveis do estoque e bater metas de vendas. Afinal, os investimentos feitos para estimular a equipe a acelerar a saída de um produto sem giro são muito menores do que as perdas que o comércio terá ao reduzir o preço final.
Que outras estratégias você utiliza para se livrar dos produtos sem giro no seu comércio? Compartilhe-as com a gente ou deixe suas dúvidas relacionadas a este assunto nos comentários!
Para saber quais são seus produtos encalhados | Estoque fácil e eficiente com a Curva ABC
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