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Ponto comercial: como escolher o melhor para seu negócio

Saber escolher um bom ponto comercial é um passo fundamental para o sucesso. Atraia mais clientes para o seu negócio com o ponto comercial certo.


Você sabia que um comércio pode quebrar somente por estar localizado no lugar errado? 

Saber escolher um bom ponto comercial é um passo fundamental para o sucesso do seu negócio.

Neste texto vamos te ensinar tudo o que você precisa saber na hora de analisar um ponto comercial e como escolher o melhor para o seu negócio.

Continue lendo!

O que é um ponto comercial?

Ponto comercial é o lugar no qual o seu negócio está localizado, é o ponto físico onde seus clientes irão atrás do seu produto/serviço. 

Escolher um bom ponto comercial para sua loja é uma ótima estratégia para atrair clientes e ganhar espaço no mercado, sua localização pode impactar no sucesso e crescimento do seu negócio.

Siga nossas dicas para escolher o ponto comercial ideal para o seu negócio:

Quem deve ter um ponto comercial

Embora alguns tipos de comércio possam se adaptar sem problemas ao mundo online e transformar seu negócio em um e-commerce, como uma loja de roupas, existem outros tipos de empreendimentos que precisam necessariamente do ambiente físico.

Quem trabalha diretamente com público sabe que um ponto comercial é imprescindível, comércios como barbearias, espaços para depilação e esmalterias são apenas alguns exemplos de comércios que precisam de um ponto comercial e não podem abrir mão.

Como escolher o melhor ponto comercial para seu negócio

escolher o melhor ponto comercial

- Esteja onde seus clientes estão

Antes de mais nada, você precisa definir qual é o público-alvo do seu negócio e descobrir o máximo sobre ele, como saber que lugares são mais frequentados por ele, qual é a principal necessidade do seu cliente, qual horário seu público está mais ativo… 

Estude seu cliente!

Esse ponto é especialmente importante para os comerciantes que estão apenas começando, no início é muito mais assertivo ir atrás do seu cliente do que tentar fazer com que ele venha atrás de você, afinal, você ainda é novo no mercado e menos conhecido que a concorrência. 

Fique atento ao volume de fluxo de pessoas do ponto comercial desejado, quanto maior a movimentação de possíveis clientes, melhor.

Imagine que seu negócio é uma papelaria, o mais estratégico nesse caso, é escolher um ponto comercial próximo a jardins de infância, escolas ou faculdades.

- Fique atento à acessibilidade e à visibilidade

Seu negócio precisa estar localizado em uma região de fácil acesso para seus clientes, pense nos diferentes tipos de clientes na hora de escolher seu ponto comercial

Sua loja é de fácil acesso para pedestres? E para aqueles em veículos? 

Se atente para pontos com estacionamento próprio, estacionamentos próximos ou ruas que permitam estacionar perto de você, isso facilita o acesso de todos para seu comércio.

Outro fator importante é a visibilidade de sua loja, evite pontos comerciais em frente a pontos de ônibus, a aglomeração neste local irá prejudicar a visibilidade de sua loja. 

Locais em últimos andares ou em corredores sem saídas também devem ser evitados, pois têm uma baixa visibilidade e movimentação. 

Prefira pontos no mesmo nível da rua e sem recuos.

- Analise a concorrência

Vamos dizer que você estudou seu público-alvo e descobriu qual é a região que eles mais costumam frequentar, isso é algo muito positivo para você, certo? 

Porém, na mesma rua existem outras lojas vendendo o mesmo produto/serviço que o seu, é hora de analisar se isso é ou não um ponto positivo para seu tipo de comércio.

Você pode optar por dois caminhos: 

  1. Abrir seu ponto comercial naquele local, afinal, se há comércios como o seu ali significa que existem clientes. Neste caso, você precisa de um esforço extra para se destacar da concorrência e atrair clientes. 
  2. Ou se arriscar um pouco mais e explorar outras localidades, pode ser que você encontre uma região ainda pouco explorada, mas com grande potencial. Regiões em expansão são uma ótima oportunidade, sua concorrência é menor e seu comércio pode se destacar mais rápido.

Aqui no Blog da Nex temos ótimos textos para te ajudar nessa missão. 

Ponto comercial: comprar vs alugar

Essa é uma dúvida bastante comum entre os comerciantes, muitos acreditam que a melhor alternativa é comprar o ponto comercial para o seu negócio, assim evitam dores de cabeça com os proprietários do imóvel. 

Porém, saiba que os imóveis no Brasil são muito valorizados, ou seja, apresentam um valor bastante elevado, exigindo um grande investimento de sua parte, dinheiro o qual você poderia investir em outras áreas do seu comércio, como estoque, capital de giro, ou filiais. 

Além disso, comprar um imóvel pode não ser a melhor opção no começo, uma vez que seu negócio está começando e você ainda não sabe o quanto ele vai crescer, desse jeito, você não se limita a um determinado espaço físico.

Por outro lado, ao alugar um imóvel, você tem uma flexibilidade maior, caso o seu comércio cresça mais do que seu espaço físico atual permite, você pode mudar de ponto comercial sem ficar com contas pendentes do lugar anterior.

Mas tome cuidado se optar por alugar seu ponto comercial para não sofrer abusos do locador, conheça bem o proprietário, se atente ao seu contrato de locação comercial, analise as condições de pagamento e o prazo de aluguel com atenção, não tome decisões impulsivas.

O que é preciso para alugar um ponto comercial?

Para ajudar você a se preparar para o processo de aluguel do seu ponto comercial, separamos uma lista com a documentação necessária:

  • Cópia autenticada de RG e CPF.
  • Cópia autenticada de RG e CPF do cônjuge (se houver).
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de renda dos últimos 3 meses.
  • Declaração do Imposto de Renda.

Além dos documentos acima, fique atento a outros documentos que possam ser solicitados pelo locador ou pela imobiliária.

Qual o valor de um ponto comercial?

valor de um ponto comercial


Existem vários fatores que impactam diretamente no valor de um ponto comercial como área do imóvel e localização. 

Cada tipo de comércio possui uma necessidade diferente e o que pode ser um valor razoável para alguns, pode ser um valor inacessível para outros.

Para saber se o valor do ponto comercial que você quer alugar não irá causar prejuízos para seu faturamento, recomendamos que você faça um cálculo com o faturamento bruto de seu negócio, caso você não tenha alguma experiência anterior para usar como referência, faça uma estimativa do quanto você pretende faturar.

É considerado um valor saudável se o seu aluguel está entre 8% a 11% do seu faturamento bruto, é claro que em alguns casos esse valor pode aumentar um pouco, mas fique atento a essa porcentagem e se precisar, negocie! Lembre-se que além do aluguel, abrir um comércio exige diversas outras despesas e você precisa ainda de uma lucratividade positiva para manter o seu negócio em pé.

Para acompanhar a saúde financeira do seu comércio e saber como está o seu faturamento, recomendamos que use o Programa Nex

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Conclusão

Escolher o ponto comercial para o seu negócio é uma tarefa que deve ser feita com muita calma e atenção. O local escolhido é o primeiro contato que seu cliente terá com você, por isso garanta que seja estratégico para seu negócio e atrativo para o seu cliente.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe nos comentários!

Camila

Olá, meu nome é Camila Upegui! Estou aqui para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão de seu negócio. Minha missão é escrever sobre suas principais necessidades e ajudar seu comércio a crescer. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de me enviar!

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